Coberturas
Deputado Leônidas Cristino propõe obrigatoriedade de aprovação de lei para poder vender empresa estatal
Home Últimas Notícias Deputado Leônidas Cristino propõe obrigatoriedade de aprovação de lei para poder vender empresa estatal

 

 

O deputado federal Leônidas Cristino pediu na última  quarta-feira (15), em sessão na Câmara, que seja votada o mais rapidamente possível a Proposta de Emenda Constitucional de sua autoria, que obriga a criação de lei autorizativa para que empresa estatal ou subsidiária possa ser vendida.  A PEC nº 150, que foi por ele apresentada em setembro de 2019, estabelece a dependência deste tipo de lei para que empresa estatal possa criar ou vender subsidiárias e participar de empresa privada.
Leônidas Cristino observou que recente entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) abre caminho para se concretizar a privatização de subsidiárias sem autorização legislativa. Ancorado nessa possibilidade jurídica, segundo ele, para atender a política de privatização do governo, empresas estratégicas nacionais têm sofrido verdadeiro desmonte na sua integração verticalizada, ao contrário do que ocorre com as maiores empresas internacionais.
Deste modo –  afirma  Leônidas Cristino – “a empresa não é privatizada, mas é irremediavelmente fragmentada, desmantelada e vendida aos pedaços e a preço vil”. O deputado pediu à Presidência da Câmara para que seja pautada a PEC para preservar o patrimônio do povo brasileiro.
Conforme Leônidas Cristino, atualmente não há divergência sobre a necessidade de autorização prévia do Poder Legislativo por meio de lei específica para a criação (e extinção) de empresa pública e de sociedade de economia mista. Todavia, em relação às subsidiárias de empresas estatais ou à participação de estatal em empresa privada, a interpretação da Constituição não é pacífica, sobretudo no que diz respeito à venda – explica o deputado.
Fonte: Blog do Roberto Moreira
Veja Mais