Coberturas
Simpósio Internacional debate Inovações Tecnológicas no Combate à Criminalidade
Home Últimas Notícias Simpósio Internacional debate Inovações Tecnológicas no Combate à Criminalidade

 

Com o objetivo de expor sobre as Inovações e o Aperfeiçoamento de Ferramentas Tecnológicas utilizadas no Combate à Criminalidade no Ceará, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa (foto), participou de uma Live.

A Live faz parte do III Simpósio Internacional sobre Tecnologia e Segurança Pública, que é promovido pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). O evento ocorrerá em 19 e 20 de outubro próximo, em Brasília.
A Live ‘A Experiência do Uso da Tecnologia na Segurança e Novos Horizontes’, além da participação do secretário André Costa, contou com a presença online do:
  • Coordenador do Simpósio, delegado da Polícia Federal (PF), Luciano Leiro.
  • Presidente da ADPF delegado PF, Edvandir Félix de Paiva.
  • Diretor de Relações com Mercado da Digitro Tecnologia, Otávio Carradore.
André Costa falou sobre a importância de participar do evento e sobre como a Tecnologia vem se tornando uma forte aliada na elucidação de crimes em todo território cearense.
“É uma satisfação, mais uma vez, estar participando desse Simpósio, agora nessa etapa telepresencial devido à Pandemia do Novo Coronavírus. A Live é um aperitivo do que será mostrado no evento. Desde 2017, quando iniciei minha gestão na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social-SSPDS, tenho focado, junto com policiais e pesquisadores de universidades, nessa Área Tecnológica. É um grande desafio, mas topamos essa missão para trazer mais melhoria na qualidade de vida da população cearense”, destacou André Costa.

Durante o encontro virtual, o secretário frisou os projetos desenvolvidos e utilizados pelos profissionais que pertencem o Sistema de Segurança do Estado. Entre eles, André Costa expôs o uso do:

  • Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia).
  • Videomonitoramento.
  • Big Data ‘Odin’.
  • Painel Analítico ‘Cerebrum’.
Todas estas Ferramentas têm auxiliado na elucidação de casos criminosos no Ceará.
“Participar do evento é importante para mostrarmos que o Ceará tem se destacado a nível nacional. Temos demonstrado como trabalhamos em equipe, para as pessoas conhecerem um pouco mais as nossas ferramentas e como acontece o desenvolvimento delas. O Spia, o Big Data, o aplicativo Portal do Comando Avançado (PCA), e várias outras das nossas inovações têm sido utilizadas para solucionar casos reais e concretos. Mas é preciso deixar claro que Tecnologia é uma ferramenta fundamental, mas que não resolve os problemas sozinha. Ela é um importante meio, mas não um fim em si mesmo, pois é aliada à investigação e às ações ostensivas”, frisou o secretário André Costa.
O Evento – O 3° Simpósio Internacional de Segurança (19 e 20 de outubro) ocorrerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e conta com apoio institucional da PF, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e de várias outras entidades do Setor de Segurança.

O evento promove o encontro de diversos gestores da Segurança Pública e Privada para debater Inovações Tecnológicas no Combate à Criminalidade, bem como apresentar produtos e serviços relacionados ao tema na feira de exposições, com destaque para demonstrações de Equipamentos de Biometria, Câmeras de Reconhecimento Facial e Dispositivos de Imagem Termal.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.
Veja Mais