Últimas Notícias
Senac abre inscrições para cursos presenciais
Home Últimas Notícias Senac abre inscrições para cursos presenciais

 

Além de recolocação no mercado de trabalho, os cursos do Senac Ceará também preparam para empreendedorismo.

Com o avanço da vacinação e o relaxamento de algumas medidas para a contenção da pandemia, espera-se que diversos setores da economia tenham resultados melhores nos próximos meses. Na prática, isso significa maiores oportunidades de trabalho e renda para muitas pessoas. No entanto, é preciso estar bem preparado para aproveitar as chances que surgirem.

Para ajudar o público que está em busca de novos conhecimentos neste momento, o Senac Ceará retoma este mês os cursos presenciais. O retorno acontece de acordo com os protocolos e as determinações do decreto estadual, a fim de garantir a segurança e saúde dos alunos e dos colaboradores da instituição. São formações básicas, aperfeiçoamentos profissionais e cursos Técnicos nas áreas de Comércio, Beleza, Gastronomia, Moda e Design. As matrículas estão abertas nas unidades de Fortaleza (Centro, Reference e RioMar), Aquiraz e Maranguape. Os interessados podem se inscrever pelo site do Senac.

Beleza e Moda

A estética e o bem-estar são segmentos promissores, tendo em vista a valorização do autocuidado. Para quem deseja entrar ou se recolocar no mercado da Beleza, os dois cursos de qualificação profissional mais procurados no Senac estão com turmas abertas: Maquiador e Cabeleireiro, ambas no Senac Maranguape.

Em Fortaleza, ainda há vagas para o curso Maquiagem Avançada, no Senac Reference. Esse é voltado para quem já realizou a qualificação ou tem experiência comprovada na área. O aluno vai aperfeiçoar as técnicas, considerando o estudo do rosto, tons de pele, análise das cores e noções de visagismo, ampliando seus conhecimentos para oferecer um serviço personalizado.

Na capital, no Senac Centro, vai começar também o curso Técnico em Podologia. A certificação técnica de nível médio é um diferencial no currículo, nas seleções de emprego, por aferir conhecimento especializado. O campo de atuação é vasto: o profissional pode trabalhar em clínicas podológicas, associações desportivas, unidades básicas de saúde e até mesmo abrir seu próprio negócio.

A volta das aulas presenciais viabiliza a prática nos laboratórios pedagógicos, proporcionando toda infraestrutura e o equipamento necessário para os alunos. “O profissional sai pronto para o mercado, dominando as técnicas para realizar o trabalho com segurança e qualidade”, garante o gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional, Sidarta Cabral.

O segmento da Moda se reinventa sempre, de acordo com as mudanças na sociedade, traduzindo a forma de ser e viver contemporânea. Mais do que nunca, os profissionais e empreendedores devem ser versáteis para se manter ou garantir a sua vaga nesse mercado.

Voltado para designers de moda e estilistas, o Senac oferta o curso Planejamento e Criação de Coleção de Moda, para quem precisa se atualizar para planejar estrategicamente a criação de coleção de moda, com foco no produto, acompanhando as tendências do mercado em novas tecnologias, cores e matérias-primas. Realizado no Senac Reference, o aluno tem acesso à Biblioteca da unidade, com acervo presencial e digital, além de uma Modateca.

Também está com inscrições abertas a turma de Costura: Técnicas de Acabamento, no Senac Centro.

Qualificação para abrir seu próprio negócio

Enquanto a taxa de desemprego cresce na pandemia, chegando a 14,7% no primeiro trimestre no país, cresce o número de pessoas que empreenderam, como forma de gerar renda. Mais de 620 mil micro e pequenas empresas surgiram, de acordo com pesquisa divulgada pelo Sebrae em abril. É importante destacar, no entanto, que cerca de 60% das empresas fecham antes dos cinco anos de funcionamento, como aponta o IBGE. De acordo com o Sebrae, boa parte dos problemas que levam ao fechamento estão relacionados a falhas ainda no planejamento das empresas. Portanto, quem busca empreender precisa estar preparado.

Ao estudar o mercado e verificar as oportunidades, elaborar um plano de negócios e investir na sua formação para gerenciar a empresa, o empresário aumenta suas chances de obter sucesso. Para quem está interessado em empreender, o Senac está com inscrições abertas para o curso Como Montar seu Próprio Negócio, com aulas no Senac Reference.

Veja todos os cursos e faça sua inscrição online no site do Senac Ceará.

Veja Mais