Coberturas
Secretários estaduais tiram dúvidas sobre retomada responsável da atividade econômica
Home Últimas Notícias Secretários estaduais tiram dúvidas sobre retomada responsável da atividade econômica

 

Os secretários de Casa Civil, Élcio Batista e o executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão do Governo do Ceará, Flávio Ataliba, participaram de uma live pelas redes sociais do Estado no último domingo (31).

O objetivo foi elucidar a população sobre o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais anunciado pelo Governo do Ceará na última semana. Os secretários esclareceram dúvidas dos internautas.

O governador Camilo Santana, por meio de decreto, instituiu o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, que foi desenvolvido por um grupo de trabalho estratégico constituído por membros do Governo, setores produtivos e sociedade civil.

O secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, reforçou que o Grupo de Trabalho chegou a um consenso e a partir dele vai iniciar a fase de transição da abertura das atividades.

Após o processo de transição vai haver outras quatro fases de abertura da economia. Tudo seguindo critérios técnicos, sanitários e epidemiológicos e protocolos. O secretário executivo da Seplag, Flávio Ataliba, atentou para os cuidados da população na liberação das atividades.

O plano de retomada das atividades econômicas atende a todo o Ceará. Porém, segundo o secretário Élcio Batista, respeita as peculiaridades epidemiológicas epidemiológicas de cada região.

Um exemplo disso pode ser verificado com os sete municípios do interior que entraram em isolamento social rígido: Acaraú, Camocim, Caucaia, Itapipoca, Itarema, Maracanaú e Sobral. Locais onde a indústria vai funcionar de acordo com o aval dos prefeitos.

Permanecem funcionando os serviços essenciais, mas comércio e serviços que fazem parte das cadeias da construção civil e da saúde, autorizadas na fase de transição não devem funcionar.

Élcio Batista também esclareceu sobre quais transportes públicos voltam a funcionar a partir deste 1 de junho. O transporte intermunicipal continua suspenso.

Equipamentos de saúde públicos e privados estão autorizados a retomar as atividades, respeitando as medidas sanitárias. O secretário Flávio Ataliba recomendou que essas e outras categorias devem respeitar as recomendações sanitárias.

Flávio Ataliba esclareceu que o funcionalismo público continua seguindo a rotina de home office.

Detran, Vapt Vupt e IDT

Esses órgãos continuam com suas atividades presenciais suspensas. Importante ressaltar que no Detran, por exemplo, uma série de serviços já vinham sendo feitos de forma digital. O importante, como ressaltaram os secretários, é não haver aglomeração.

As próximas fases da abertura das atividades dependem do sucesso das fases anteriores.

Veja Mais