Coberturas
Ricardo Cavalcante participa de conferência sobre economia do mar em Lisboa
Home Últimas Notícias Ricardo Cavalcante participa de conferência sobre economia do mar em Lisboa

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participa no dia 9/1, em Lisboa, da Conferência “LEME Uma Década”, uma iniciativa da PricewaterhouseCoopers (PwC) de Portugal. Na ocasião, será feita a apresentação da 10ª edição do estudo “LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar” e o presidente da FIEC participará de uma mesa redonda com o tema “Cooperação e Comunicação nos Assuntos do Mar”. Em função da viagem para Portugal, Ricardo Cavalcante transmitiu o cargo nesta segunda-feira (6/1) ao 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, que assume a presidência interinamente até o fim da viagem. O diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e líder do Observatório da Indústria da FIEC, Sampaio Filho, acompanha o presidente na conferência.

Diversos especialistas da PwC e oradores convidados da Europa, da América, da África, da Ásia e da Oceania, estarão, em Lisboa, analisando e debatendo o rumo da Economia do Mar em Portugal e no mundo, tendo por base um conjunto de indicadores e informação recolhida pela PwC. Desde 2015, a Economia do Mar é considerada pela FIEC um dos 14 setores e áreas estratégicas para o desenvolvimento do Ceará, integrando por isso o projeto Rotas Estratégicas Setoriais e o Masterplan, iniciativas premiadas internacionalmente pela PwC como um dos cinco principais cases de sucesso mundial de apoio ao crescimento do setor.

O LEME – Barômetro PwC da Economia do Mar reúne os principais indicadores do setor no mundo com o objetivo construir uma ferramenta que permita elucidar os impactos das atividades relacionadas à economia do mar na economia mundial, assim como suas perspectivas de evolução no futuro. O LEME pretende ser um instrumento de observação que permita aos seus utilizadores retirar informações úteis, de forma fácil e rápida. É constituído de três componentes: índices de diversas variáveis, breves notas de conjuntura e resultados de questionário com personalidades ligadas ao setor. Em parceria com o Observatório da Indústria da FIEC, a PwC também produziu a versão cearense da publicação com dados locais. Já foram publicadas duas edições do estudo.

Veja Mais