Coberturas
Prefeitura vai lançar plano de mobilidade para Fortaleza “conviver” com a COVID-19
Home Últimas Notícias Prefeitura vai lançar plano de mobilidade para Fortaleza “conviver” com a COVID-19

 

Ainda que uma vacina contra a COVID-19 segue em análise em diversos laboratórios do mundo, o isolamento social rígido ( e até o lockdown) é considerado uma das alternativas para que as populações das cidades sejam resguardadas do avanço da pandemia do novo coronavírus. Mas a vida, as pessoas, precisam voltar à rotina.

Pensando numa estratégia de mobilidade urbana para Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio anunciou que a Capital cearense terá um plano para fortalecer outros modais – buscando diminuir o uso do automóvel e dar mais espaço ao uso das bicicletas e priorizando a locomoção a pé, mas sem prejudicar a economia.  O anúncio ocorreu durante transmissão ao vivo no Facebook na noite de hoje, 29. O plano deverá ser apresentado nas próximas semanas.

“Não há nada definido ainda. Mas há uma discussão para um plano de mobilidade sustentável para que possa modificar horários do transporte público, aumentar as oportunidades de transporte cicloviário, e nos eixos comerciais mais importantes da Cidade, aumentar a facilidade do pedestre”, declarou o prefeito.

“É bom dizer que nas cidades que tiveram o pico (da COVID-19) antes da gente, ainda não voltaram ao normal. O vírus continua circulando”, destacou.

O prefeito falou que o transporte deverá se adaptar de maneira progressiva, assim como os serviços públicos. Mesmo que as atividades comerciais da etapa de transição, anunciada pelo Governo do Estado, já iniciem as operações em 1º, a ideia é que o transporte público não obedeça os mesmos horários, especialmente de abertura e fechamento dos estabelecimentos. A ideia é evitar aglomerações.

A implantação da estrutura cicloviária, definitiva e temporária, ganhará mais celeridade. Segundo RC, o objetivo é dar ênfase ao Bicicletar e ao programa de bicicletas integradas.

 

Fonte: Focus.Jor

Veja Mais