Últimas Notícias
Prefeitura de Fortaleza entrega mais de mil litros de álcool em gel para catadores de resíduos
Home Últimas Notícias Prefeitura de Fortaleza entrega mais de mil litros de álcool em gel para catadores de resíduos

 

                                                                                                                                                                                                                                       Ao todo, a ação está beneficiando 15 associações registradas em Fortaleza, além de catadores individuais.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), inicia hoje a entrega de 1.475 litros de álcool em gel para catadores de resíduos individuais e pertencentes a associações do município de Fortaleza. A primeira etapa da entrega foi  realizadana última quinta-feira, (18/03), contemplando 7 associações na capital.

Ao longo do mês de março, serão beneficiadas 15 associações, além de catadores individuais, pertencentes às Regionais 1, 2, 4, 5, 6, 8, 9,10, 11, e 12.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Luciana Lobo, a iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com as medidas sanitárias. “O nosso objetivo é que estas ações de combate à pandemia possam atenuar os efeitos do vírus na capital”, explica.

A ação faz parte do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS) e atende às diretrizes do Plano de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS). A entrega dos galões de álcool em gel conta também com o apoio da Rede Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis do Ceará.

Em dezembro de 2020, a Prefeitura distribuiu 1.000 kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que incluía luvas; máscaras (reutilizáveis); bota; óculos com proteção UV; óculos de proteção incolor; e 2,5 litros de álcool em gel, aos catadores de resíduos da capital.

SAIBA MAIS

Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS)

O Programa Fortaleza Cidade Sustentável nasceu em 2014 a partir da visão e da necessidade de reabilitar o ambiente urbano e de melhorar os padrões de uso e ocupação do solo, para promover a inclusão social e o crescimento sustentável de Fortaleza, em atendimento à Política Municipal de Meio Ambiente – Lei Municipal Nº 10.619/2017.

O FCS surge, assim, como um grande programa estruturante e inovador para a cidade de Fortaleza, trazendo diversos diferenciais, ao mesmo tempo que se torna um catalisador para a solução de questões socioambientais, tendo em vista que tem a sustentabilidade das ações e intervenções que serão realizadas como sua prioridade.

O Programa é financiado por meio da contratação de operação de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial, BIRD). Sua implementação irá contribuir para mitigar algumas das necessidades imediatas de Fortaleza, de forma a melhorar o seu ambiente urbano e a reabilitar os seus espaços públicos, com impacto direto sobre a qualidade de vida das populações de baixa renda.

Plano de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS)

O Plano de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) foi pensado com o intuito de desenvolver ações socioambientais e de saúde, de modo a fortalecer a sustentabilidade das ações e intervenções do FCS. O PEAS adota diversas metodologias participativas e realiza várias atividades, tais como oficinas temáticas; reuniões comunitárias para promover a educação ambiental; rodas de conversas com públicos e temas diversificados; mobilização de pessoas e abordagem porta a porta para sensibilização e conscientização com o meio ambiente, além da realização de oficinas funcionais com o objetivo de capacitar para o aprendizado de atividades que possam resultar em produtos para comercialização e geração de emprego e renda.

Veja Mais