Ao todo, a ação está beneficiando 15 associações registradas em Fortaleza, além de catadores individuais.
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), inicia hoje a entrega de 1.475 litros de álcool em gel para catadores de resíduos individuais e pertencentes a associações do município de Fortaleza. A primeira etapa da entrega foi realizadana última quinta-feira, (18/03), contemplando 7 associações na capital.
Ao longo do mês de março, serão beneficiadas 15 associações, além de catadores individuais, pertencentes às Regionais 1, 2, 4, 5, 6, 8, 9,10, 11, e 12.
De acordo com a titular da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Luciana Lobo, a iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com as medidas sanitárias. “O nosso objetivo é que estas ações de combate à pandemia possam atenuar os efeitos do vírus na capital”, explica.
A ação faz parte do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS) e atende às diretrizes do Plano de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS). A entrega dos galões de álcool em gel conta também com o apoio da Rede Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis do Ceará.
Em dezembro de 2020, a Prefeitura distribuiu 1.000 kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que incluía luvas; máscaras (reutilizáveis); bota; óculos com proteção UV; óculos de proteção incolor; e 2,5 litros de álcool em gel, aos catadores de resíduos da capital.
SAIBA MAIS
Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS)
O Programa Fortaleza Cidade Sustentável nasceu em 2014 a partir da visão e da necessidade de reabilitar o ambiente urbano e de melhorar os padrões de uso e ocupação do solo, para promover a inclusão social e o crescimento sustentável de Fortaleza, em atendimento à Política Municipal de Meio Ambiente – Lei Municipal Nº 10.619/2017.
O FCS surge, assim, como um grande programa estruturante e inovador para a cidade de Fortaleza, trazendo diversos diferenciais, ao mesmo tempo que se torna um catalisador para a solução de questões socioambientais, tendo em vista que tem a sustentabilidade das ações e intervenções que serão realizadas como sua prioridade.
O Programa é financiado por meio da contratação de operação de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial, BIRD). Sua implementação irá contribuir para mitigar algumas das necessidades imediatas de Fortaleza, de forma a melhorar o seu ambiente urbano e a reabilitar os seus espaços públicos, com impacto direto sobre a qualidade de vida das populações de baixa renda.
Plano de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS)
O Plano de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) foi pensado com o intuito de desenvolver ações socioambientais e de saúde, de modo a fortalecer a sustentabilidade das ações e intervenções do FCS. O PEAS adota diversas metodologias participativas e realiza várias atividades, tais como oficinas temáticas; reuniões comunitárias para promover a educação ambiental; rodas de conversas com públicos e temas diversificados; mobilização de pessoas e abordagem porta a porta para sensibilização e conscientização com o meio ambiente, além da realização de oficinas funcionais com o objetivo de capacitar para o aprendizado de atividades que possam resultar em produtos para comercialização e geração de emprego e renda.