Últimas Notícias
Prefeitura de Eusébio apoia realização de Pesquisa Ecológica no estuário do Rio Pacoti
Home Últimas Notícias Prefeitura de Eusébio apoia realização de Pesquisa Ecológica no estuário do Rio Pacoti

A Prefeitura de Eusébio está apoiando a realização do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração da Costa Semiárida do Brasil, do CNPQ, realizado pelo Labomar/UFC e pela Coordenação do Programa Ecológico de Longa Duração da Costa Semiárida do Brasil (PELD CSB). O programa tem por objetivo estudar como a semiaridez nos ambientes costeiros afeta os sistemas socioambientais.

Conforme o Labomar, o estudo terá́ como base a região costeira do Ceará, entre os estuários do rio Pacoti e do rio Piranji, e irá estudar de maneira integrada diversos ambientes, como dunas, estuários, mangues e recifes de corais. “Nesses ambientes, vegetação, micro-organismos, fauna – por exemplo, aves, peixes, crustáceos – e populações tradicionais – como pescadores e marisqueiras – serão investigados por, no mínimo, quatro anos. O projeto trará́ ciência de qualidade para auxiliar a formulação de políticas públicas vinculadas as questões social, econômica e ambiental”, afirma.

A Prefeitura dá apoio ao projeto através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC); Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP) e a Autarquia de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA). O Estuário do Rio Pacoti, com 2.914,93 hectare, compõe a Área de Proteção Ambiental (APA), criada pelo Decreto Estadual  Nº 25.778, de 15 de fevereiro de 2000.

Seu ecossistema é composto por manguezal, cordão de dunas, mata de tabuleiro e ciliar, sendo um dos mananciais mais importantes para o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza. Na APA predomina o ecossistema manguezal, que se constitui em um ambiente propício à manutenção de diferentes espécies, além de um extenso campo de dunas móveis e fixas junto à faixa de praia, com uma exuberante beleza cênica.

Compartilhe:
Veja Mais