Coberturas
Novo trecho do sistema adutor da Ibiapaba vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas em Guaraciaba do Norte
Home Últimas Notícias Novo trecho do sistema adutor da Ibiapaba vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas em Guaraciaba do Norte

“A gente tinha problema com o fornecimento de água, que só chegava nas torneiras duas vezes por semana. Agora, não temos mais esse problema. Todo dia tem água na torneira, graças a Deus”, comemorou o barbeiro Antônio Lemos que, com a conclusão da obra de ampliação do sistema adutor da Ibiapaba – ramal sul, não precisará mais armazenar água em reservatórios para utilizar aos poucos durante a semana. A inauguração do novo trecho da adutora, entre Guaraciaba do Norte e o distrito Inhuçu (São Benedito), ocorreu na noite desta sexta-feira (5) e contou com a presença do governador Camilo Santana, do prefeito Antônio Adail, do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, e do presidente da Cagece, Neuri Freitas.

O novo sistema de água possui aproximadamente 11 quilômetros e vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas, o que representa um incremento de 31% na capacidade de abastecimento do sistema de distribuição de água do município, um aumento de 21,17 m³/hora. O equipamento foi construído pela Cagece e conta uma estação elevatória e uma subestação de energia. O investimento na conclusão deste ramal foi de mais de R$ 5 milhões.

“Esse investimento foi feito pelo Governo para melhorar o atendimento de água aqui. Ela está trazendo a água lá do açude do Jaburú. Aqui tinha problema de pressão de água. A tubulação era pequena para a demanda de água da população da sede do município, então a Cagece fez uma nova adutora, aumentou a quantidade de água para acabar com a falta de água em alguns bairros do município”, explicou Camilo Santana.

Em 2017, o Governo do Ceará inaugurou o ramal norte do sistema adutor da Ibiapaba, que consistiu na duplicação da adutora existente, além de melhorias no sistema de abastecimento, como a construção de dois reservatórios, uma unidade de captação, três estações elevatórias. Com um investimento de R$ 45 milhões, o sistema beneficiou em torno de 150 mil pessoas nos municípios de Tianguá e Viçosa do Ceará, além das localidades de Pindoguaba, Quatigaba e Lambedouro.

Novos investimentos

O governador aproveitou a oportunidade para anunciar futuros investimentos do Governo do Ceará que serão feitos no município para beneficiar a população. “Vim aqui também para reafirmar alguns compromissos. Em breve, estarei aqui para inaugurar uma areninha. Ela será a maior do estado. Também vou implantar um Batalhão do Raio aqui na cidade. Ele vem reforçar a segurança pública e juntamente com o Raio vou trazer o sistema de videomonitoramento”, afirmou Camilo.

O prefeito Antônio Adail agradeceu o Governo do Estado pelas ações que vêm sendo realizadas no município e destacou a boa administração promovida pelo Executivo cearense. “O senhor tem sido um parceiro importante para o município de Guaraciaba do Norte. Como gestor, o senhor espelha muita gente pela seriedade, compromisso, responsabilidade financeira. O Ceará hoje é um Estado de ponta, que se tornou exemplo para outros da Federação”, enalteceu Adail.

Veja Mais