Uma das mais tradicionais premiações do setor de transportes do Nordeste ganha nova roupagem em 2021. O Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), realizado pela Federação dos Transportes (Fetrans), chega à sua 19ª edição e traz novidades. Mantendo o objetivo de celebrar as medidas das empresas de transporte de passageiros e cargas comprometidas com a redução dos gases tóxicos na atmosfera e com a conservação dos recursos naturais nos três estados onde atua a Federação – Ceará, Piauí e Maranhão -, o PMQA 2021 apresenta novos processos e critérios para a submissão e análise dos projetos socioambientais participantes. Além disso, a premiação está mais alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em que a reformulação prioriza a transversalidade das ações e o maior engajamento de todos os steakholders.
Essas e outras novidades foram anunciadas no dia 27 de maio, às 14h, durante o webinar de apresentação do Edital 2021, que foi transmitido para as empresas do setor de transporte rodoviário de passageiros e cargas, sindicatos afiliados, unidades do Conselho Regional do SEST SENAT e parceiros. O encontro contou ainda com a participação da Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, que compartilhou um pouco de sua visão sobre sustentabilidade e a aplicação desse conceito em projetos acompanhados por ela durante sua trajetória como gestora pública.
A reformulação e atualização do Prêmio têm a finalidade de atender às demandas sociais, ambientais e econômicas do País e é fruto de projeto elaborado em conjunto com a Dialogus Consultoria. Ao longo de 2021, várias ações direcionadas às empresas que se inscreverão no Prêmio estão previstas, com o objetivo de ajudá-las a expandir o conhecimento e a atuação na área de sustentabilidade e meio ambiente.
O Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar é uma ação realizada anualmente por meio do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte da FETRANS, o maior programa ambiental do transporte brasileiro, que trabalha, desde 2007, em prol do engajamento de empresas e trabalhadores do setor de transporte em ações que ajudem a melhorar a qualidade do meio ambiente das comunidades onde atuam.