Últimas Notícias
Horizonte ganha Prêmio Cidades Educadoras 2022
Home Últimas Notícias Horizonte ganha Prêmio Cidades Educadoras 2022

Compromisso, firmado em 2016, inseriu o município em uma rede de cidades no Brasil e no mundo que se comprometem a reconhecer e promover seu papel educador na formação integral dos habitantes

A cada dois anos, desde 2016, a Associação Internacional de Cidades Educadoras promove o Prêmio Cidades Educadoras. Cada edição apresenta um tema norteador e as diversas cidades membro podem candidatar-se submetendo experiências. Horizonte é uma das ganhadoras deste ano, com o projeto “Bordando Resistências: Bordadeiras de Alto Alegre”, criado na comunidade quilombola de Alto Alegre.

O objetivo do prêmio é reconhecer e dar visibilidade internacional ao trabalho que as Cidades Educadoras realizam, e também destacar boas práticas que podem ser fonte de inspiração para outras cidades.

Criado em 2017, o coletivo nascido na comunidade quilombola de Alto Alegre, em Horizonte, tem como objetivo “promover um espaço de diálogo coletivo com mulheres negras e quilombolas, com foco no reconhecimento da cultura ancestral e identidade para o fortalecimento da autonomia de gênero, defesa de direitos e geração de renda”.

Para isso, são realizadas oficinas de bordado, rodas de conversa, palestras, cursos, exposições, entre outras iniciativas. Para além da belíssima e potente produção material, em especial da arte do bordado, também são fortalecidas as perspectivas imateriais da cultura, do resgate histórico, do pertencimento, da identidade, das raízes negras, do empoderamento da mulher, da participação nos espaços sociais e políticos, do estreitamento dos laços comunitários.

As ações do projeto foram compartilhadas com representantes das cidades educadoras brasileiras na reunião mensal da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace) realizada no mês de maio, com uma apresentação que encantou a todos.

Cidade Educadora

Horizonte é a única cidade do Estado e também do Nordeste a integrar a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE).

O compromisso, firmado em 2016, inseriu o município em uma rede de cidades no Brasil e no mundo que se comprometem a reconhecer e promover seu papel educador na formação integral dos habitantes, rompendo com a lógica de políticas fragmentadas e baseando-se na intersetorialidade entre áreas como educação, saúde, meio ambiente e cidadania.

No Brasil, além de Horizonte, os municípios de Caxias do Sul, Santiago e Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Guarulhos, Mauá, Santos, São Carlos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Paulo e Sorocaba (SP) e Vitória (ES), também são cidades educadoras.

Isso significa que as políticas públicas destes municípios atendem aos princípios descritos na Carta das Cidades Educadoras, que buscam o desenvolvimento econômico e sustentável, em conjunto com a justiça social, e estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Compartilhe:
Veja Mais