Coberturas
FIEC promove encontros entre entidades de classe e instituições financeiras
Home Últimas Notícias FIEC promove encontros entre entidades de classe e instituições financeiras

Com o objetivo de estreitar relações e conhecer as medidas tomadas pelos principais fornecedores de crédito no atual momento de crise, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) está reunindo entidades de classe e os principais players do mercado financeiro local em encontros online. O primeiro aconteceu ontem (1/4), com a superintendente geral da Caixa Econômica Federal e sua equipe. Hoje (2/4), houve reunião com o presidente do Banco do Nordeste e com o superintendente regional e amanhã (3/4), o grupo reúne-se com a superintendência regional do Banco do Brasil.

As reuniões são conduzidas pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, com participação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL); Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará (Femicro-CE); Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (Facic); Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas); Câmaras de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL); Sebrae; Sindicato das Construtoras (Sinduscon); Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba no Estado do Ceará (Sindicarnaúba);  Associação Comercial do Ceará (ACC);  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Ceará (ABIH), dentre outros. Participam ainda das reuniões alguns assessores e gestores das entidades.

Os encontros foram motivados pelos impactos econômicos da crise do coronavírus e visam aproximar as entidades dos bancos no momento em que as empresas estão com o fluxo de caixa prejudicado em decorrência da queda do nível de atividade econômica. Nas reuniões, as instituições financeiras apresentam as principais linhas de apoio às empresas, como capital de giro, renegociação de dívidas, taxas, entre outros pontos, e as entidades comentam sobre demandas dos setores que representam.

De acordo com o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, a aproximação deve render frutos também após o período de crise. “As entidades esperam que essa aproximação renda frutos não só durante o período da crise, mas que uma maior aproximação passe a render muitos frutos após a crise, no processo de retomada que haverá. As empresas vão precisar bastante do sistema financeiro para seus programas de reestruturação e retomada”, opina.

Orientações para empresas
Para auxiliar as empresas, a FIEC publica Comunicado Técnico com orientações para empresários sobre ações imediatas para equacionar as questões financeiras urgentes de curto prazo. O documento traz orientações de negociação com fornecedores, bancos e busca por suporte gerencial. A publicação traz também explicações sobre como vai funcionar o crédito para folha de pagamento das empresas e planilha com as medidas emergenciais dos agentes financeiros.

Clique AQUI e confira na íntegra.

Veja Mais