Últimas Notícias
FIEC participa da solenidade de lançamento de programa estadual voltado ao meio ambiente no Palácio Abolição
Home Últimas Notícias FIEC participa da solenidade de lançamento de programa estadual voltado ao meio ambiente no Palácio Abolição

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) marcou presença na cerimônia de lançamento da Plataforma Estadual de Dados Espaciais Ambientais (Pedea) e da Lei do Mar, na última segunda-feira (26/12), no Palácio Abolição. Representando o Presidente Ricardo Cavalcante, esteve no evento o Presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário no Estado do Ceará (SindMóveis), Júnior Osterno.

Participaram ainda da solenidade a Governadora do Estado, Izolda Cela; o Secretário do Estado do Meio Ambiente, Artur Bruno; o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Wally Menezes; o Capitão de Corveta da Capitania dos Portos do Ceará, Henrique Pereira de Souza; o Superintendente da Secretaria do Patrimônio da União, Cel. Wandesvaldo; o Deputado Estadual Walter Cavalcante; a Diretora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Maria Ozileia; o Diretor de Inovação da Funcap, Jorge Soares, que representou o Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Tarcísio Pequeno; o Coordenador do Programa Cientista Chefe do Meio Ambiente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Luis Ernesto; o Pesquisador do Programa Cientista Chefe do Meio Ambiente da Sema/Semace/Funcap, Renan Guerra; o Superintendente Adjunta da Semace, Virgínia Adélia Carvalho e o Presidente da Câmara Setorial de Economia do Mar e Águas Continentais da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Gradvohl.

A plataforma é um software de aplicação na internet integrado a uma base de dados espacial que vai garantir, de forma transparente, a comunicação com outros sistemas de informações já estruturados nos órgãos ambientais e de fiscalização do Estado. Com esse banco de dados, o cidadão vai poder acessar, de forma fácil e ágil, informações ambientais diversas sobre o Ceará, relacionada, por exemplo, aos instrumentos de gestão ambiental e de ordenamento territorial, como o Atlas Costeiro Marinho, permitindo melhor compreensão da dinâmica socioambiental do território.

A solenidade também marcou o lançamento da Lei do Mar, que estipula regras para a utilização sustentável, o que representa um avanço para a economia cearense.               

O Presidente do SindMóveis, Júnior Osterno, comentou a importância do momento. “2022 foi o ano que trouxe esse tema de forma muito oportuna, onde o Presidente Ricardo Cavalcante esteve pessoalmente em Lisboa para tratar do tema com as autoridades portuguesas e dias depois as recebeu, aqui em Fortaleza, para mostrar todo o nosso potencial.  Portanto, essa nova legislação traz segurança jurídica para que o Estado possa aproveitar economicamente os nossos sistemas, com a máxima preocupação com a preservação da vida marinha”, finalizou, parabenizando também o estado pela nova plataforma.

Para a governadora Izolda Cela, a Pedea chega para ser mais uma ferramenta de convivência sustentável entre os recursos naturais e as ações antrópicas. “Traz todo um portfólio que se relaciona aos nossos espaços, tanto no que diz respeito à geografia, georreferenciamentos, identificação de as áreas de proteção. Nós temos a identificação dos ecossistemas, da fauna, da flora, das comunidades na Zona Costeira para conhecimento e perspectivas de ocupação ou investimento econômico, entre outras possibilidades. São informações que interessam a um investidor, por exemplo, e principalmente ajuda o Ceará e a sociedade a preservar melhor sua riqueza natural”, disse a chefe do Executivo cearense.

Compartilhe:
Veja Mais