Últimas Notícias
Covid-19: Um ano de desafios e avanços no enfrentamento da pandemia em Fortaleza
Home Últimas Notícias Covid-19: Um ano de desafios e avanços no enfrentamento da pandemia em Fortaleza

Era 15 de março de 2020, quando Fortaleza confirmou os três primeiros casos de Covid-19. Desde então, a luta contra a pandemia vem impondo dores e perdas, sobrecarregando equipes de saúde e desafiando a gestão pública. Um ano depois, em meio ao surgimento de novas variantes da doença, a Prefeitura reafirma o compromisso prioritário de salvar vidas, seguindo a ciência e atuando em diversas frentes para conter a disseminação do vírus e mitigar seus efeitos.

Hoje, Fortaleza atravessa um agravamento no número de casos e a velocidade da proliferação do vírus impacta diretamente no crescente número de internações. Nesse contexto, para garantir atendimento e distribuição gratuita de medicamentos à população, o poder público municipal planeja e executa diariamente diversas políticas de prevenção e combate à pandemia.

De acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, o Município está inteiramente dedicado ao enfrentamento da Covid-19. “Estamos vacinando nossa população e, mesmo com número insuficiente de doses para o grupo prioritário, Fortaleza é referência, é uma das capitais que mais têm aplicado a vacina. Estamos fazendo todo o possível para expandir o número de leitos, a fim de garantir atendimento à nossa população”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, até o fim desta semana, a Capital passará a contar, ao todo, com 726 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. “Temos nos reunido sistematicamente para definir novas estratégias e aumentar nossa capacidade assistencial. Agradeço especialmente aos trabalhadores da saúde que, há um ano, estão lutando dia e noite, nos nossos hospitais, salvando vidas e partilhando o sofrimento de tantas famílias”, registrou.

Além da vacinação e da ampliação de leitos para tratamento exclusivo, a Prefeitura também tem garantido atendimento em postos de saúde nos fins de semana.

“Estamos vivenciando o primeiro ano da pandemia no mundo inteiro e, na nossa cidade, esse enfrentamento é um desafio diário. Porém, temos uma equipe de alto nível técnico, coesa e consolidada, que está engajada desde o início dessa crise sanitária. São pessoas comprometidas e determinadas a levar até o cidadão de Fortaleza uma melhor assistência”, afirma Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.

Veja Mais