Últimas Notícias
Câmara Brasil Argentina no Ceará é instalada oficialmente na Fecomércio
Home Últimas Notícias Câmara Brasil Argentina no Ceará é instalada oficialmente na Fecomércio

 

De olho na ampliação das relações comerciais com a Argentina, o terceiro mais importante parceiro comercial do Estado, foi instalada oficialmente, na manhã desta quinta-feira, 12, a Câmara do Comércio, Indústria e Turismo Brasil Argentina no Ceará (CBACE). O evento, realizado de forma híbrida, reuniu representantes da Fecomércio, Fiec, Governo do Estado, demais entidades e também o cônsul argentino Alejandro Funes Lastra.
“Com a Câmara instalada a perspectiva é de ampliarmos essa relação comercial, trazendo uma mudança de eixo e colocando o Ceará em foco. A intenção é fortalecer essa relação e garantir a plena sustentabilidade da Câmara, acreditando que isso será possível em um curto espaço de tempo”, destacou Tomás Figueiredo, chefe de gabinete da Fecomércio Ceará, representando o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt na solenidade.
Com sede na Federação do Comércio, a Câmara teve sua instalação formalizada com a aprovação do estatuto e da primeira diretoria composta pelo presidente, Rômulo Soares; o vice-presidente, Marcos Pompeu, representante da Fecomércio; e o diretor financeiro, Hermes Monteiro.
Rômulo Soares se comprometeu em trabalhar para que a Câmara tenha o vigor compatível com a importância que a Argentina tem para as relações comerciais do Ceará. De acordo com ele, o Estado vem há 20 anos fortalecendo essas relações comerciais com outros países e a CBACE chega como mais um reforço no avanço dessa política.

Histórico

Segundo Marcos Pompeu, a instalação da Câmara iniciou em 2017, com os primeiros debates sobre a necessidade de criar essa associação. Em 2018, segundo ele, foi feita uma instalação provisória e em 2019 foram realizadas a 1ª rodada de negócios e articulações junto à Fiec, Governo do Estado e Sebrae.
“Em 2020 veio a pandemia e atrasou nossos planos. Agora, em 2021, retomamos a instalação da Câmara podendo formalizar essa iniciativa que já está em curso e inserindo a CBACE no rol de câmaras argentinas com fomento ações e projetos”, destacou.
Entre os objetivos da CBACE estão o de promover e incentivar o desenvolvimento das relações comerciais, econômicas e sociais entre a Argentina e o Ceará; incentivar a estruturação de negócios envolvendo empresas cearenses e argentinas; desenvolver ações destinadas a ampliar e reforçar as relações econômicas e empresariais entre o Ceará e a Argentina, além de outros.
Para o diretor financeiro da Câmara, Hermes Monteiro, a partir de agora os esforços serão para mostrar todas as possibilidades que existem para um maior harmonia de interesses comerciais entre Ceará e Argentina. “Vamos trabalhar para que haja quebra de barreiras, para que os produtos importados da Argentina cheguem às nossas prateleiras com preços mais acessíveis e para aproximar o comércio, o turismo e cultura dos dois países”, defendeu
Também participaram do evento a diretora de relações institucionais do Porto do Pecém, Rebeca Oliveira; a indicada para a diretoria executiva da CBACE, Juliana Tosato, a gerente do Centro Internacional de Negócios da Fiec, Karina Frota; a coordenadora de promoção do Setor Industrial da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Do Ceará (Sedet), Marta Campêlo, além de outros representantes.

Compartilhe:
Veja Mais