Últimas Notícias
Vereador Emanuel Acrízio propõe prioridade para pessoas com diabetes e hipertensão na realização de exames em jejum
Home Últimas Notícias Vereador Emanuel Acrízio propõe prioridade para pessoas com diabetes e hipertensão na realização de exames em jejum

O vereador Emanuel Acrízio (Progressistas) apresentou o projeto de lei ordinária 223/2022, que visa garantir o atendimento prioritário `às pessoas com diabetes e hipertensão na realização de exames médicos em jejum de 8 horas ou mais. A medida, caso aprovada, será aplicada tanto nas unidades de saúde do município como nos laboratórios e hospitais particulares.

Como vai funcionar? Ao buscar atendimento, o paciente diabético ou hipertenso deverá comprovar sua condição mediante a apresentação de laudo médico. Os estabelecimentos que realizam os exames devem afixar em local visível um cartaz com texto informando a prioridade do portador de diabetes e hipertensão na realização dos exames em caso de jejum de 08 horas ou mais. A prioridade prevista deve ser observada em conjunto com o atendimento às pessoas idosas, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças e todas as demais que possuem tratamento prioritário por disposição legal.

De acordo com o autor, a iniciativa visa garantir um atendimento seguro para os pacientes que possuem essas condições clínicas, evitando possível mal-estar ou agravamento do seu quadro de saúde. “Sabemos que há uma grande demanda de pessoas que procuram estes tipos de estabelecimentos médicos para realizar exames em jejum, muitas sem apresentar nenhum quadro clínico, porém os pacientes com diabetes e hipertensão que entram na mesma fila, acabam extrapolando o período do seu jejum seguro, que não pode exceder mais de 8 horas. Assim eles correm o risco de hipoglicemia ou de alterações na pressão arterial, agravando ainda mais sua condição”, aponta Acrízio.

A matéria foi anexada ao projeto de lei ordinária 140/2022, de autoria do Pedro Matos (PL), que possui teor semelhante, já que propõe a prioridade de atendimento das pessoas com diabetes tipo l ou insulinodependentes em estabelecimentos públicos e privados situados no Município de Fortaleza, para a realização de exames que necessitem de jejum.

Compartilhe:
Veja Mais