Últimas Notícias
Sobral: Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde participam de capacitação sobre Hanseníase
Home Últimas Notícias Sobral: Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde participam de capacitação sobre Hanseníase

Em alusão à campanha Janeiro Roxo, que busca conscientizar a população sobre a doença hanseníase, enfermeiros da Atenção Primária à Saúde estão participando de oficinas ministradas pelo Centro de Referência em Infectologia de Sobral e pela Gerência de Infectologia da Secretaria da Saúde de Sobral. As oficinas acontecem todas as sextas-feiras, até o dia 10 de fevereiro, e contam com a parceria da Netherlands Hanseniasis Relief do Brasil (NHR Brasil), responsável pelo programa de profilaxia pós-exposição (PEP ++).

A programação faz parte das ações de Educação Permanente dos profissionais. Cada encontro conta com 15 enfermeiros e tem uma carga horária de 4h. Os facilitadores são profissionais de referência para os temas discutidos, que são: Manifestações Clínicas da Hanseníase, Exame Dermatoneurológico e Diagnóstico Precoce, facilitado pelas enfermeiras Luisa Fialho – referência no combate à hanseníase, e Adriana Reis, que também atua como coordenadora do PEP++ em Sobral; Prevenção de Incapacidade e Autocuidado em Hanseníase, facilitado pela fisioterapeuta Liduina Joyce Prado, do Centro de Reabilitação de Sobral; Rotinas do Laboratório de Hanseníase, ministrado pela enfermeira Francisca Maria Cardoso; Importância do Preenchimento Qualificado e com completitude das fichas de notificação, ministrado pela enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde do município de Sobral, Vanessa Farias; e por último, haverá um momento para falar sobre o Programa PEP ++, que será conduzido pela enfermeira Adriana Reis.

O objetivo da oficina é atualizar os enfermeiros sobre o diagnóstico, tratamento e seguimento da doença, a partir da busca ativa de casos, com o intuito de descobrir casos novos precocemente e tratá-los de acordo com o protocolo do ministério da saúde. A oficina terá o apoio técnico da gerente do Centro de Referência em Infectologia de Sobral, Sandra Maria Carneiro Flôr.

Compartilhe:
Veja Mais