Coberturas
Sindiverde promove palestra online sobre Portaria 280 do Ministério do Meio Ambiente
Home Últimas Notícias Sindiverde promove palestra online sobre Portaria 280 do Ministério do Meio Ambiente

 

No último mês de junho, o Ministério do Meio Ambiente – MMA, por meio da Portaria nº 280, institui o Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR e o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos. Para ajudar as indústrias a entender melhor a Portaria, o Sindiverde promove no dia 17/8, às 17h, a palestra online “Descomplicando a Portaria nº280 do MMA”, com a diretora da HL Soluções Ambientais, Laiz Hérida.

O MTR é uma ferramenta online com o intuito de rastrear a quantidade de resíduos, em massa, bem como controlar a geração, o armazenamento temporário, transporte e a destinação dos resíduos sólidos, no Brasil.

As informações para o MTR serão inseridas no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos – SINIR, de forma autodeclaratória, sendo primordial o conhecimento sobre as etapas de gestão dos resíduos e suas particularidades.

Portanto, toda a movimentação de resíduos pelos geradores deverá ser registrada no MTR, validadas pelo gerador, transportador, armazenador temporário e o destinador, sucessivamente, demonstrando a efetivação das ações de geração, armazenamento, transporte e do recebimento de resíduos sólidos até a destinação final ambientalmente adequada.

Destaca-se que a utilização do MTR é obrigatória para todos os geradores de resíduos sujeitos à elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Com relação ao Inventário Nacional de Resíduos Sólidos, o qual também foi instituído pela referida Portaria, compreenderá a compilação das informações sobre a geração, tipologia, armazenamento, transporte e destinação final dos resíduos sólidos gerados no país, declaradas no MTR.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

Veja Mais