Últimas Notícias
Sindiverde discute criação de empregos e formalização do setor em reunião na FIEC
Home Últimas Notícias Sindiverde discute criação de empregos e formalização do setor em reunião na FIEC

de transparência na gestão dessas instituições. Desse modo, estamos seguindo às diretrizes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, que adere à uma eficiente prática sustentável” disse.

O assunto é relevante, uma vez que apenas 14% dos municípios cearenses promovem a coleta seletiva dos resíduos sólidos, segundo os dados fornecidos pelo Observatório da Indústria. Os números revelam um quadro de preocupação, porque houve uma redução dos municípios que se adequaram à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída por lei federal, em agosto de 2010. Ainda de acordo com os dados do Observatório da Indústria, neste mesmo ano, 18% dos municípios do Estado se adequavam à norma jurídica.

Os industriais também discutiram a necessidade das indústrias fomentarem um debate em defesa da formalização da situação do maior número de trabalhadores que são impactados indiretamente na cadeia econômica. É uma medida assertiva que vai promover uma série de avanços sociais, além de tornarem as indústrias bem mais competitivas no mercado de trabalho, segundo a Especialista de Inteligência Competitiva do equipamento, Eduarda Mendonça. “O aumento das formalizações leva as empresas contratarem mais mão de obra, favorecendo a geração de empregos de forma mais assertiva”, contou.

Neste mesmo sentido, a Coordenadora Técnica do Observatório da Indústria, Laís Veloso complementou: “É importante destacar que a FIEC não se restringe apenas as indústrias. Ela visa o desenvolvimento econômico e social do Estado como um todo. Então, por isso é importante a gente fornecer dados referentes aos benefícios provocados com o aumento da formalização do setor”, disse.

De forma unânime, os industriais reconheceram que uma das consequências da formalização é a criação de mais empregos e, por conseguinte, uma maior arrecadação tributária ao Estado.

Compartilhe:
Veja Mais