Coberturas
Sesc Fortaleza oferta aulas de boxe
Home Últimas Notícias Sesc Fortaleza oferta aulas de boxe

Boxe pode ser uma ótima alternativa para quem deseja começar a praticar uma atividade física para melhorar seu condicionamento, emagrecer, aliviar o estresse ou até mesmo como defesa pessoal. O Sesc Fortaleza está ofertando essa nova modalidade, no horário de 20h às 21h, às terças e quintas-feiras. A turma é para homens e mulheres, a partir de 14 anos. As inscrições são presenciais.

Como todas as artes marciais, os benefícios para a saúde são inúmeros, destaca a professora da turma, Rosy Duarte, que tem licenciatura em Educação Física e é também lutadora de MMA. “A prática do boxe vai propiciar o fortalecimento muscular e a liberação de endorfina, por exemplo. Além de emagrecer, ajuda a pessoa a conhecer melhor o seu corpo, desenvolvendo autoconfiança”, diz.

As turmas comportam até 10 pessoas, o que permite o melhor acompanhamento dos alunos. A professora afirma que a maioria das pessoas que buscam o Sesc para praticar artes marciais vem em busca de qualidade de vida. “Mas em nossas turmas também temos esportistas que vêm para se aperfeiçoar com objetivo de competir ou de ensinar”, conta Rosy.

Sobre o Boxe – Por muito tempo chamado de “a nobre arte”, o boxe é marcado pela elegância dos movimentos dos boxeadores quando estão no ringue, esquivando dos golpes do adversário. Como regra geral, só é permitido acertar socos nos adversários da cintura para cima. O esporte é organizado em uma série de torneios divididos por categorias, limitadas por peso. A modalidade faz parte do calendário olímpico desde os Jogos de Saint Louis, em 1904.

O boxe requer o uso dos seguintes equipamentos: luvas, capacetes e protetor bucal. O duelo masculino é disputado em três rounds de três minutos cada, enquanto as lutas femininas têm quatro rounds de dois minutos. Ao final de cada round, cinco juízes atribuem notas aos dois pugilistas, mas o resultado só é revelado ao final do combate.

Um boxeador recebe dez pontos a cada round vencido, enquanto o perdedor ganha entre seis e nove pontos. Aleatoriamente, um computador seleciona as notas de três dos cinco árbitros, e o placar definitivo é obtido ao final do combate.

Os maiores medalhistas olímpicos são Teófilo Steveson e Félix Savón, de Cuba, e Lázló Papp, da Hungria, com três medalhas para cada. Até hoje, os Estados Unidos são o país com melhor retrospecto na modalidade, com 49 medalhas de ouro desde os Jogos de Saint Louis, em 1904. As competições internacionais oficiais de boxe são regidas pela Federação Internacional de Boxe (AIBA). No Brasil, a responsável é a Confederação Brasileira de Boxe.

SERVIÇO

Boxe

Local: Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, nº 1740 – Centro)

Dias: Terças e Quintas-feiras

Horário: de 20h às 21h

Mais informações: (85) 3270.5400

Veja Mais