Coberturas
Serviços da Assembleia Legislativa se adaptam ao período de isolamento social
Home Últimas Notícias Serviços da Assembleia Legislativa se adaptam ao período de isolamento social

 

Serviços da Assembleia Legislativa se adaptam ao período de isolamento social

Em atendimento aos decretos estadual e municipal que instituíram isolamento social rígido em Fortaleza entre 8 e 20 de maio, portaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa restringiu o acesso às dependências da sede do Poder, incluindo seus anexos. Com isso, os serviços direcionados ao público não estão funcionando, mas os setores considerados essenciais durante a pandemia se adaptaram para evitar aglomerações.

A entrada no Parlamento cearense está liberada apenas para quem recebe autorização expressa da Presidência, Primeira Secretaria ou Diretoria Geral da Casa, conforme a portaria.
A diretora do Departamento Administrativo da AL, Lise Novais, informa que apesar do fechamento do Espaço do Povo e demais departamentos de atendimento ao público, o administrativo funciona mantendo as medidas de segurança.

COMUNICAÇÃO

Entre as atividades essenciais do Poder Legislativo estão as desenvolvidas pelos veículos de comunicação da AL. A chefe de reportagem da TV Assembleia, Suely Frota, explica que a emissora está trabalhando prioritariamente de maneira remota. “A produção acontece de casa. A equipe produz, grava, manda vídeos e vamos montando os programas”, diz.

Suely enfatiza que em alguns casos, em que precise da equipe presencial, tem uma equipe já pré-escalada para a cobertura. “Nos casos das sessões plenárias remotas, os técnicos também vão até a Assembleia para possibilitar a transmissão e, aos sábados, para gravar as aulas remotas do Alcance”, acrescenta. Já os documentários e programas Identidade Cultural, Cabeceira e Mulheres no Parlamento são produzidos da residência dos apresentadores. “Não gravamos o jornal, mas fazemos os informativos e assim vamos alimentando a TV de maneira a passar a informação essencial”, salienta.

A diretora da FM Assembleia, Fátima Abreu, informa que embora algumas programações como o Narcélio Limaverde e programas culturais tenham saído do ar, “mantemos o noticiário, que está bem maior, com todas as informações diárias relevantes”, frisa. Nos dias de sessão plenária remota a rádio conta com jornalistas e profissionais na AL para a transmissão. “Contamos ainda com entrevistas especiais da repórter Ian Gomes que, de casa, faz produções voltadas ao momento que estamos vivendo e levando aos ouvintes curiosidades e informações relevantes sobre a pandemia e o confinamento social”, afirma.

Sintonizada com esse momento difícil que atravessa o País e o Estado, a Agência de Notícias da AL continua atuando diariamente de forma remota, cobrindo e repercutindo atividades do Poder Legislativo. A editora da Agência de Notícias, Clara Guimarães, explica que, além da cobertura das sessões plenárias remotas, com atualização do banco de imagens e divulgação dos projetos aprovados voltados ao combate à pandemia do Covid-19, os profissionais têm produzido diversos conteúdos jornalísticos com dicas dos profissionais da Casa de como enfrentar esse momento de isolamento social.

A assessoria de comunicação da Presidência da Assembleia também tem trabalhado de forma remota durante a vigência do decreto de isolamento social. O atendimento à imprensa é realizado pelos números (85) 99922-0328 ou (85) 99999-5674 e pelos e-mails marco.escossia@al.ce.gov.br e lucinthya.gomes@al.ce.gov.br.

Também atuando de forma remota, o Núcleo de Comunicação Interna da AL mantém contato com todos os setores da Casa para abastecer diariamente com informações o Portal do Servidor, explica o coordenador do Núcleo de Comunicação Interna, Salomão de Castro. No Portal do Servidor são divulgadas ainda dicas de saúde, encaminhadas semanalmente pelo Departamento de Saúde e Assistência Social da AL (Dsas).

O teletrabalho foi adotado ainda pelo setor de Mídias Sociais da AL. A equipe tem atualizado diariamente as redes sociais sobre as atividades da Casa, com transmissão ao vivo das sessões deliberativas remotas pelo Facebook. O setor produz ainda postagens referentes a datas comemorativas e é responsável pelo desenvolvimento de campanhas como o Ideia Certa, que atualmente está divulgando informações sobre prevenção e combate à Covid-19.

FUNCIONAMENTO INTERNO

Os setores de atendimento aos servidores da Assembleia Legislativa também se adaptaram ao isolamento social. A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTI) está realizando atendimento presencial, quando o serviço é essencial. É o que informa o coordenador do setor, Charlie Lopes. “Nós já diminuímos consideravelmente o fluxo de pessoas, criando mecanismos para que os demais setores possam também trabalhar de forma remota em home office”, pontua. O coordenador lembra que no Portal do Servidor há um link para abertura de chamados de TI. “Recebemos esses chamados e entramos em contato via Whatsapp”, destaca.

O diretor Lindolfo Cordeiro, titular da Diretoria Legislativa, esclarece que o setor está realizando todo o trabalho de forma remota. “O Departamento Legislativo tem trabalhado na realização das sessões remotas da Assembleia e o Departamento de Documentação e Informação está também, fornecendo documentos, em atendimento aos pedidos feitos pelo público interno e externo”, explica. É utilizado o sistema de protocolo virtual que encaminha a demanda até o setor responsável. “É uma situação inteiramente nova para todos, por isso, estamos empregando ferramentas tecnológicas para suprir a nossa ausência física, no local de trabalho”, pontua.

A diretora Elenice Ferreira Lima, do Departamento de Gestão de Pessoas, observa que desde o início das medidas de isolamento social, o setor passou a exercer as atividades a distância. “Nós já tínhamos um e-mail atendimentodgp@al.ce.gov.br e o Whatsapp +55 85 9612-5700 para atender todas as demandas dos servidores”, esclarece.

Veja Mais