Coberturas
Senador Eduardo Girão comemora aprovação na CCJ de voto aberto na eleição das mesas do Congresso
Home Últimas Notícias Senador Eduardo Girão comemora aprovação na CCJ de voto aberto na eleição das mesas do Congresso

 

 

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) comemora a aprovação, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 1/2019) que prevê voto aberto para eleição das mesas das Casas do Congresso Nacional. O texto, explicou o parlamentar, também abrange assembleias legislativas, estaduais e distrital, e câmaras municipais. Girão defendeu o princípio de transparência nas deliberações administrativas que acontecem na Casa.

O parlamentar relembrou a última eleição para a Presidência do Senado, na qual os parlamentares, em sua maioria, optaram pelo voto aberto. Na ocasião, disse, o Supremo Tribunal Federal (STF), após provocação de senadores contrários, tentou invalidar a decisão.

— O Supremo, mais uma vez, veio interferir nesta Casa, usurpar as prerrogativas desta Casa e desfazer uma decisão aqui da maioria dos senadores, que queria o voto aberto. Mas nós sustentamos. Nós conseguimos aqui nos insurgir, naquele momento, contra o que eu acredito ser um equívoco que ainda está no Regimento da Casa — disse.

Veja Mais