Coberturas
Secretaria da Educação de Sobral divulga Documento Curricular da Educação Infantil
Home Últimas Notícias Secretaria da Educação de Sobral divulga Documento Curricular da Educação Infantil

Dando mais um passo rumo à excelência na educação pública do município, a Secretaria da Educação de Sobral lançou o Documento Curricular da Educação Infantil de Sobral, em seminário realizado na sexta-feira (31/01), no Centro de Educação a Distância (CED). A solenidade abriu o ano letivo 2020 e contou com a participação de diretores, coordenadores e professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Sobral.

Na ocasião, foram entregues os certificados para os participantes do grupo de trabalho de elaboração do currículo e exibido um vídeo, que apresenta o cenário da educação de Sobral e explica como está estruturado o currículo da Educação Infantil. Cada escola recebeu exemplares do documento e um banner que retrata a estrutura do currículo.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, destacou os investimentos na Educação Infantil e a importância do momento. “Provavelmente, temos o primeiro documento curricular finalizado e formalizado de um município, já inspirado nas expectativas que a BNCC [Base Nacional Comum Curricular] tem e em outras expectativas que são regionais e próprias de Sobral. Certamente, este documento vai servir também de inspiração para outros municípios, educadores e gestores conceberem os seus currículos no âmbito da Educação Infantil. A realização deste momento é um marco importante para a educação de Sobral e, de maneira mais especial, para a Educação Infantil”, disse o gestor.

A elaboração do documento teve início em 2017, com a criação do grupo de trabalho formado por diretores escolares, coordenadores pedagógicos, formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) e do Conselho Municipal de Educação, sob a consultoria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que definiram conceitos e realizaram estudos que norteariam a produção do currículo.

“Estamos aqui hoje para enaltecer o profissionalismo da Educação Infantil e fazemos isso com um documento que diz que a gente precisa ter técnica e conhecimento científico muito específico para trabalhar. É muito desafiador trabalhar com criança pequena e nos dá a sensação de que estamos muito vivos e podemos fazer alguma coisa para melhorar o futuro da nossa cidade e do nosso país”, disse a gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Beatriz Abuchaim.

Posteriormente, foram realizadas pesquisas de campo em escolas da sede e distritos, com gestores escolares, professores, familiares e com crianças do 1° ano do Ensino Fundamental. As visitas também ocorreram nos Centros de Educação Infantil com observação de sala de aula, diálogo com as crianças do infantil V e familiares de todos os segmentos. O documento também passou por uma consulta pública tendo recebido a contribuição de 174 pessoas, sendo mais da metade composta por professores da rede municipal.

Para a coordenadora da Educação Infantil, Kathleen Arcanjo, a elaboração deste currículo específico para a Educação Infantil “é um marco histórico para Sobral, que mais uma vez dá exemplo de uma gestão eficaz e de uma educação que não se cansa de dar orgulho ao povo desta terra”.

Veja Mais