Últimas Notícias
Sarto inspeciona obras de requalificação da avenida Beira Mar
Home Últimas Notícias Sarto inspeciona obras de requalificação da avenida Beira Mar

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), inspecionou as obras de requalificação da avenida Beira Mar na manhã da última segunda-feira (11/01). Com novo calçadão, equipamentos de esporte e lazer, mais vagas de estacionamento, entre outras intervenções, a orla já tem proporcionado uma nova experiência para fortalezenses e turistas.

De acordo com o prefeito, os fortalezenses têm uma ligação histórica e cultural com a avenida e agora irão se encantar ainda mais com a nova Beira Mar. Com 90% de execução, a obra tem previsão de conclusão no próximo mês de junho. Para Sarto, as intervenções geram mais opções de lazer e esporte, fortalecendo o turismo na Capital.

“Vai servir para o fortalezense, em primeiro lugar, e para o turista que vem aqui. Nós temos agora faixas exclusivas para os ciclistas que vão ter oportunidade de passear de uma forma segura”, ressaltou.

Em novembro de 2020, a Prefeitura de Fortaleza realizou a engorda do aterro já existente, na Praia de Iracema, e criou um novo aterro entre as avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira, com acréscimo de 80 metros de faixa de praia. Juntas, as faixas de engorda somam um trecho de dois quilômetros.

O novo aterro possibilitou a ampliação do calçadão, além da instalação de equipamentos de esportes e lazer, bem como a construção da nova via paisagística com ciclovia, pista de cooper e criação de 350 vagas de estacionamento, garantindo mais comodidade e segurança para os moradores e turistas.

“Temos aqui alguns caramanchões que vão oferecer serviços de internet, para que a pessoa possa ter lugar para sentar, para ler. Temos aqui também a distribuição de postos da polícia, temos unidades sanitárias, banheiros… enfim, a área toda da Beira Mar foi ampliada em muito”, destacou o prefeito Sarto.

A avenida também já recebeu piso intertravado e foi beneficiada com a construção de calçadas e com a instalação de um amplo sistema de drenagem.

Ações de urbanização

Atualmente, estão em execução ações de urbanização da orla, que, entre outros benefícios, garantirão mais alternativas de lazer e melhores condições de trabalho aos empreendedores da região.

Neste semestre, numa segunda etapa das obras, serão construídos 707 boxes comerciais para a feirinha da Beira Mar, além de um skatepark. Haverá, ainda, a instalação de uma guarderia para as embarcações na orla do Mucuripe.

Os boxes, a pista de skate e a guarderia integram o trecho que fica entre a avenida Rui Barbosa e a rua Tereza Hinko, dando continuidade às obras de requalificação já realizadas desde o novo Mercado dos Peixes, no Mucuripe, até o calçadão na Estátua de Iracema, às margens do riacho Maceió.

O trecho abrange mais de 66 mil m² de área urbanizada, dispondo de novos postes de iluminação com fiação embutida, espaços para convivência com caramanchões, academias, banheiros, parques infantis, quadras de vôlei de praia, pista de skate, anfiteatro, pista de hockey, Casa do Turista e quiosques de alimentação e bebidas, todos padronizados, que vão proporcionar o reordenamento do comércio na região, além de valorizar o pequeno empreendedor.

Orla de Fortaleza

O prefeito reforçou que as ações de urbanização realizadas pela Prefeitura alcançam toda a orla, desde a Barra do Ceará, no Morro de Santiago, passando pela Vila do Mar, no Pirambu, por exemplo. “Fortaleza tem uma orla belíssima e nós vamos procurar, tão logo seja possível, com recursos, integrar o Vila do Mar, Morro de Santiago, vindo pra cá, (antigo) Kartódromo, e toda a Beira Mar, porque, afinal de contas, ela é de todos nós”, afirmou.

Veja Mais