Coberturas
Sarto acompanha preparativos para retomada e realiza teste biológico na AL
Home Últimas Notícias Sarto acompanha preparativos para retomada e realiza teste biológico na AL

 

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), acompanhou, na manhã desta segunda-feira (20/07), os preparativos do Poder Legislativo para a retomada gradual das atividades presenciais. O parlamentar também realizou o teste biológico RT-PCR para detecção da Covid-19.

Segundo o presidente, a etapa atual de retomada foi precedida de uma cautelosa averiguação, primeiro por parte das autoridades sanitárias, tanto municipais quanto estaduais.

Sarto relatou que em reuniões com o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, e com o epidemiologista Dr. Antônio Lima, foi estudado o passo a passo das medidas de segurança que seriam adotadas para garantir a saúde de todos os deputados, servidores e imprensa que estão autorizados, neste momento, a frequentarem a Assembleia Legislativa.

De acordo com o chefe do Poder Legislativo estadual, na fase em que se encontra a retomada de atividades no Ceará, a Assembleia, por enquanto, não está aberta ao público em geral. “Estamos fazendo a vistoria da instalação de todos os equipamentos de proteção individual (EPI), como as máscaras, luvas, o face shield, que é a máscara usada pelos profissionais que têm contato mais direto com o público”, pontuou José Sarto.

 

O deputado comentou ainda que já foram feitos mais de mil testes rápidos, direcionados para deputados, assessores, servidores, seguranças e terceirizados da Casa, entre outras medidas de proteção adotadas.

“Fizemos a nova sanitização, que é um processo de higienização mais aprofundado do ambiente, e agora estamos terminando estas medidas com a realização do teste biológico, que vai se estender a todos os servidores, assessores e deputados que voltarão na quinta-feira (23/07), data da primeira sessão presencial, que também será virtual”, assinalou o presidente.

Sarto explicou que nesta sessão o deputado pode optar por ficar em seu gabinete e participar dos debates de forma remota. “A sessão será em um modelo híbrido, um misto entre presencial e remoto”, destacou.

Neste modelo, segundo adiantou, os que quiserem estarão no Plenário e os que tiverem dificuldade podem não vir ou vir e ficar nos gabinetes, aparteando um orador na tribuna pela internet. “Nós temos hoje desenvolvido pela Tecnologia de Informática (TI) da Casa um modelo muito prático e que está funcionando”, acrescentou.

O presidente da AL enfatizou que o Poder Legislativo estadual está tomando todas as precauções necessárias para um retorno gradual com segurança a todos que vierem à Casa Legislativa. “Temos sinalização, uso de EPIs, teste de temperatura, enfim, todos os equipamentos necessários para promover uma volta gradual e segura para todos”, garantiu.

O deputado David Durand (REP), que também realizou o teste biológico nesta manhã, elogiou a condução do presidente Sarto nas medidas de precaução adotadas pelo Poder Legislativo. “É de fundamental importância e uma questão de necessidade a realização destes exames para aqueles que têm acesso e trabalham na Casa retornarem com mais segurança às atividades”, avaliou.

O subtenente Salomão, da 7ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militares da Assembleia Legislativa, destacou que continua sendo feita, nas entradas, a triagem de acesso às dependências do Poder Legislativo, seguindo o protocolo estabelecido pela Casa. “Só está adentrando à Casa quem fez o teste e quem tem autorização. Quem não se enquadra nestas condições não está podendo acessar”, informou.

A técnica em laboratório Nicole dos Santos Melo, que está atendendo as pessoas que necessitam fazer os testes biológicos na Casa, esclareceu em que consiste o teste. “Este exame serve para detectar a presença do vírus no organismo. Ele não vai dizer se a pessoa já teve o vírus, vai apenas detectar se a pessoa está com o vírus e está transmitindo”, observou. Segundo a técnica, o exame é de extrema importância, pois se a pessoa estiver transmitindo o vírus, ela é recomendada a cumprir em casa o isolamento social, para não transmitir a doença.

Veja Mais