Coberturas
Roberto Cláudio enaltece troca de experiências na abertura do 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades
Home Últimas Notícias Roberto Cláudio enaltece troca de experiências na abertura do 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio participou, na última quarta-feira (04), da abertura do 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, uma realização da Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas (Cerif). Durante o encontro, que segue até sexta-feira (06), no Centro de Eventos do Ceará, especialistas e líderes políticos nacionais e internacionais debatem políticas públicas que transformam cidades.

Roberto Cláudio enalteceu a possibilidade de trocar experiências e fazer o mundo olhar para Fortaleza de forma positiva. “A gente precisa beber um pouco da fonte. Entender como estas políticas vencedoras, que servem de exemplo, conseguiram prosperar, quais os maiores desafios. Ao passo que vamos fazer as nossas políticas ficarem conhecidas também. É um evento que vai trazer interação e aprendizagem. Vamos saber avaliar se estamos fazendo bem o que implantamos, como podemos melhorar e, fundamentalmente, criar laços e relações com estes órgãos. Assim, conseguimos recursos e parcerias para aprimorar o que estamos fazendo”, disse o prefeito, que, na ocasião, esteva acompanhado da primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, além de secretários municipais, estaduais e diversas autoridades.

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, Élcio Batista, representou o governador Camilo Santana no evento. “Existe uma revolução em curso e silenciosa na cidade de Fortaleza, que tem sido um município de vanguarda com decisões inteligentes em diversas áreas. É silenciosa, não faz alarde, porque o prefeito investe em pessoas. Esse é o melhor investimento. O Seminário é a chance de debatermos ideias. Também podemos discutir as principais necessidades para depois colocar em prática as soluções”, comentou.

Nesta manhã, começaram a ser debatidas as políticas públicas exitosas implantadas em várias cidades do mundo. O objetivo é alinhar desafios e aprendizados com foco na sustentabilidade e na inovação. As diretrizes das temáticas trabalhadas no Seminário estão vinculadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assuntos que serão apresentados nos painéis temáticos. São eles: Mobilidade, Espaços Urbanos e Cidadania; Saúde; Juventude e Empreendedorismo; Economia e Cidades Criativas; Educação; Primeira Infância; e Protagonismo das Cidades.

“Todos os temas estão alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Todas as cidades do mundo inteiro se comprometeram, porque elas adquiriram uma relevância muito grande nos últimos anos. Então, é importante a gente ouvir experiências de sucesso, quem já implantou os planos e que teve sucesso para seguirmos o exemplo”, explicou a titular da Cerif, Patrícia Macêdo.

Painel de abertura

Na primeira manhã do Seminário, o público conferiu a apresentação de Gil Peñalosa, presidente do Conselho do World Urban Parks, sobre o tema “Construindo uma Fortaleza vibrante e saudável para Todos”. “Como estão as cidades hoje? As pessoas conseguem caminhar livremente? Nós temos modelos que beneficiam o pedestre? As pessoas precisam conhecer umas às outras como iguais. Nas cidades inclusivas pelo mundo, observa-se hoje o aumento do uso de bicicletas, ruas mais livres para pessoas caminharem, como em Bogotá. E se em Fortaleza tudo fosse fantástico para quem tem 8 e 80 anos, de forma igual? Precisamos de pessoas saudáveis, pessoas felizes e cidades inclusivas”, pontuou o professor, urbanista e defensor da mobilidade ativa e sustentável como forma de promover saúde mental e física para a população.

Dando sequência ao painel, que teve como mediador o jornalista André Trigueiro, o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luís Alberto Sabóia, falou sobre “Mobilidade Urbana: Impactos na vida de uma cidade”. De acordo com o secretário, as ações de mobilidade urbana que vêm sendo implementadas em Fortaleza têm um impacto não somente na forma como as pessoas se locomovem, mas em toda a vida da Cidade. “Na saúde, no meio ambiente, no combate à inequidade social, na promoção da economia… A política de mobilidade está ligada a todos esses aspectos. Na medida que a gente faz uma boa política de mobilidade, isso retorna em mais saúde, cultura, lazer e meio ambiente. Então essa é a importância”, disse.

Parcerias

O 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades conta com a parceria do Governo do Estado do Ceará, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento de América Latina (CAF), Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Grupo J. Macêdo, Café Três Corações, Universidade de Fortaleza (Unifor), iProject TI, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Veja Mais