Últimas Notícias
Reuniões sobre a situação local da Covid-19 são encerradas com Sertão Central e Vale do Jaguaribe/Litoral Leste
Home Últimas Notícias Reuniões sobre a situação local da Covid-19 são encerradas com Sertão Central e Vale do Jaguaribe/Litoral Leste

 

 

Discutir as especificidades regionais da pandemia de Covid-19 e planejar as ações em cada macrorregião do Ceará. Esse foi o objetivo da série de reuniões realizadas, desde a última semana, pelo governador Camilo Santana com prefeitos e prefeitas cearenses. A iniciativa contou com o apoio e a mobilização da Aprece e foi encerrada, nesta terça-feira (23), com encontro da macrorregião do Sertão Central, no período da manhã, e do Vale do Jaguaribe/Litoral Leste, à tarde.

O governador Camilo Santana apresentou dados da pandemia nas regiões contempladas nos encontros e falou sobre as medidas sociais implementadas pelo Estado para minimizar os efeitos da Covid-19 aos cearenses. Assuntos como isolamento social, vacinação, ações de apoio à população vulnerável, fornecimento de insumos e medicamentos, expansão da rede estadual de Saúde com novos leitos de UTI e enfermaria foram alguns dos muitos assuntos tratados nas reuniões. Do primeiro encontro virtual do dia, participaram os gestores municipais de todos os 20 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Sertão Central. No segundo, estiveram presentes 17 dos 20 prefeitos e prefeitas da macrorregião do Vale do Jaguaribe/Litoral Leste.

Para o presidente da Aprece, Júnior Castro, a iniciativa do governador Camilo Santana de abrir o diálogo e estabelecer uma maior proximidade com os gestores municipais nesse momento crítico da pandemia foi muito importante. Ele avaliou positivamente os encontros, classificando-os como grande oportunidade de repassar informações essenciais e ouvir as demandas dos municípios para melhor estruturar e planejar as ações. “Agradecemos todo o esforço e empenho que tem sido feito para dirimir as inúmeras dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais, em especial, as providencias conjuntamente tomadas para evitar o desabastecimento de oxigênio”, pontuou Júnior Castro.

Os encontros contaram com a participação da Superintendente da Região de Saúde do Sertão Central, Vânia Cavalcante; e da Superintendente da Região de Saúde do Vale do Jaguaribe/Litoral Leste, Mere Nascimento. Ambas falaram aos prefeitos e prefeitas de suas regiões sobre o trabalho constante de suporte e apoio nas ações de combate ao coronavírus, bem como sobre regulação de leitos, orientações, fornecimento de insumos etc.

Participaram também das reuniões o secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto; a vice-governadora, Izolda Cela, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, e do secretário da Casa Civil, Chagas Vieira.

 

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Veja Mais