Coberturas
Relatório de Gestão Fiscal do 1º quadrimestre de 2019 foi apresentado em audiência pública
Home Últimas Notícias Relatório de Gestão Fiscal do 1º quadrimestre de 2019 foi apresentado em audiência pública

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira, 30, audiência pública para a apresentação do Relatório de Gestão Fiscal e o Relatório Resumido de Execução Orçamentaria (RREO) do 1° Quadrimestre do ano de 2019. O secretário de Finanças do Município, Jurandir Gurgel, apresentou uma análise geral dos indicadores e destacou que Fortaleza está dentro dos limites com destaque para o resultado primário.

Na apresentação do desempenho financeiro no primeiro quadrimestre de 2019, Juradir Gurgel avaliou como positiva a saúde fiscal de Fortaleza sob o olhar da métrica do resultado primário. “Essa métrica ela tenta revelar o desempenho fiscal do Município. Ela é acompanhada pelo Tesouro Nacional, consagrada em finanças públicas, o mundo acompanha, e revela a fonte primária dos desequilíbrios, seja para o lado da receita, seja para o lado das despesas. Como o Município, no primeiro quadrimestre registrou um resultado primário positivo na ordem de R$ 160 milhões, isso revela um equilíbrio fiscal”, evidenciou Jurandir Gurgel.

O secretário atentou que mesmo retirando os bons resultados da ótica primária, tanto as receitas como as despesas, resultado orçamentário do Município, também apresenta evolução na ordem de R$ 172 milhões. “Se olhar para um cenário nacional, tendo em vista que o 1º quadrimestre foi divulgado, infelizmente a economia se arrefeceu com uma queda de 0.2%. Dou destaque a nossa principal receita que é o ISS (Imposto Sobre Serviço) que teve um crescimento de 12%. Essa receita é afetada pelo dinamismo da economia, no entanto, por conta de toda uma estrutura fiscal que o Município vem desenvolvendo, nos permite dentro das despesas que nós temos plena gestão obter resultados significativos”, relatou Jurandir Gurgel.

O vereador Renan Colares, presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, ressaltou a importância da prestação de contas do Município trimestralmente na Câmara Municipal de Fortaleza. O vereador reforçou ainda o compromisso dos poderes Executivo e do Legislativo em informar onde está sendo alocado os recursos públicos na cidade de Fortaleza. “O secretário Jurandir Gurgel apresentou a arrecadação, as receitas, o ISS, ICMS, isso dinamiza o quanto está sendo investido por área, o quanto está sendo aplicado na saúde e na educação, por exemplo. Essa apresentação é importante para a população. Como o secretário falou, a arrecadação vem crescendo na cidade o que lhe coloca como a 4ª cidade do Brasil em investimentos atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte”, disse o parlamentar.

Veja Mais