Coberturas
Rede Cuca alcança mais de 500 mil atendimentos em 2019
Home Últimas Notícias Rede Cuca alcança mais de 500 mil atendimentos em 2019

fachada de sede do Cuca Jangurussu

Mais de 500 mil atendimentos na Rede Cuca em 2019. Esta foi a marca alcançada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), em balanço parcial deste ano. Ao todo, de janeiro a novembro, foram 540.240 atendimentos nos três equipamentos localizados nos bairros Jangurussu, Mondubim e Barra do Ceará. Os números indicam uma transformação na vida da juventude da Cidade.

Na Rede Cuca são ofertados, gratuitamente, cursos de formação, práticas esportivas, programação cultural, produções na área de comunicação, promoção e a garantia dos Direitos Humanos e a realização de festivais, mostras e exposições. Atualmente, Fortaleza é a Cidade que mais investe em políticas públicas de juventude do País. Os equipamentos garantem o acesso às políticas públicas de juventude, aprendizado e lazer que estimulam a participação dos jovens na sociedade, como explica o Coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude, Júlio Brizzi. “Em 2019, nós demos continuidade aos projetos que já são um grande sucesso e lançamos novas formas de oportunidades para nossa juventude. Com as ações que buscamos desenvolver, os jovens se tornam protagonistas de grandes feitos, não só na vida deles, mas de toda a comunidade em que vivem”, disse.

A Rede Cuca oferece mais de 60 cursos de formação distribuídos em oito áreas: audiovisual, fotografia, informática, Libras, inglês, música, dança e teatro. Os cursos possuem uma carga-horária de, no mínimo, 20h/a, e os alunos recebem certificados. Também há o incentivo à leitura por meio de três bibliotecas, que possuem acervo literário com mais de 11 mil livros, e onde são realizadas atividades como “Venha jogar”, “Leitura compartilhada” e “Hora pintada”. As bibliotecas também disponibilizam as gibitecas, locais especialmente destinados aos gibis, que buscam incentivar a leitura deste movimento artístico combinando códigos de imagem e texto.

Para a promoção dos Direitos Humanos, são realizadas atividades de educação em saúde, testagens rápidas de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento psicossocial, atividades de educação em Direitos Humanos, mediação de conflitos e articulação comunitária. Os jovens ainda podem utilizar os espaços do Cuca rotineiramente, por meio do Comunidade em Pauta, projeto disponibiliza as salas de artes cênicas, ginásio e campo de areia.

Números

– 540.240 atendimentos na Rede Cuca de janeiro a novembro de 2019
– 132.969 pessoas prestigiaram a programação cultural da Rede Cuca (apresentações de teatro, shows, sessões de cinema e festivais) de janeiro a novembro de 2019
– 2.311.147 atendimentos de 2013 a outubro de 2019
– Orçamento para as políticas públicas de juventude em 2020: R$ 110.216.461,00

Veja Mais