Últimas Notícias
Queijos cearenses conquistam três medalhas no II Mundial de Queijos do Brasil
Home Últimas Notícias Queijos cearenses conquistam três medalhas no II Mundial de Queijos do Brasil

Três queijos produzidos na Região do Vale do Jaguaribe receberam três medalhas no Concurso de Queijos realizado durante o II Mundial de queijos do Brasil. O representante cearense “Queijo Dona Vita” recebeu medalhas de ouro, com o queijo tipo “Raclete” e bronze no queijo autoral “Terra da luz”. Já o “Queijo Manteiga Mateus” recebeu medalha de prata no concurso. Os resultados foram anunciados no sábado (17/9)

O campeão do concurso de queijos e produtos lácteos foi o suíço Gruyere Reserve, produzido na Suíça. O queijo brasileiro “Dolce Bosco – Queijo Azul de Cabra” conquistou o 2º lugar no Mundial do Queijo do Brasil e o terceiro lugar, na classificação final, ficou com o queijo “Stockinghall”, dos Estados Unidos.

APOIO

Os produtores cearenses tiveram acesso ao II Mundial de Queijos do Brasil graças ao apoio do Sebrae que propiciou, também, a participação de produtores de outros sete estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Minais Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Amazonas e São Paulo.

Os produtores levados pelo Sebrae, durante o evento, foram distribuídos em 15 estandes, com espaço para divulgação e comercialização de produtos e o objetivo da iniciativa foi incentivar a cultura queijeira, em diferentes partes do país.

Como parte da programação do encontro, o Sebrae fez, também, uma apresentação do projeto “Do Brasil à Mesa Produtos de Origem”, com foco no desenvolvimento de uma plataforma para divulgação de produtos artesanais, tradicionais, típicos e regionais do Brasil para incentivar a valorização, com alto valor agregado.

Ao todo, o concurso de queijos e lácteos recebeu 1,133 mil inscrições de 11 países: Brasil, Brasil, México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra e País de Gales.

Segundo os organizadores, foram considerados critérios como aspecto interno e externo, textura, e outras características sensoriais. Na fase classificatória, 21 concorrentes ganharam medalhas Super Ouro; 86 de Ouro; 158 de Prata e 219 de Bronze. Os Super Ouro passaram para o julgamento final.

A programação do Mundial de Queijo do Brasil incluiu também uma feira, com produtores oferecendo diversos produtos, não apenas queijos, como também azeites e vinhos.

Compartilhe:
Veja Mais