Coberturas
Primeira-dama Carol Bezerra apresenta ações do Município no II Seminário Internacional Mais Infância Ceará
Home Últimas Notícias Primeira-dama Carol Bezerra apresenta ações do Município no II Seminário Internacional Mais Infância Ceará

A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, participou, na última quarta-feira (29/05), da mesa redonda “Programas de Primeira Infância”, apresentando as ações para infância no município de Fortaleza, encerrando a programação do II Seminário Internacional Mais Infância Ceará. Organizado pelo Governo do Ceará com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, o evento, realizado no Centro de Eventos do Ceará, tem o objetivo de reunir e sensibilizar gestores e profissionais que trabalham em prol dos direitos das crianças.

Moderado pela secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, o tema foi magistrado junto à primeira-dama no Ceará, Onélia Santana, que na ocasião apresentou o programa Mais Infância Ceará e os investimentos na infância cearense.

Em seu discurso, a Primeira-dama de Fortaleza percorreu as políticas públicas voltadas para a primeira infância implantadas no município, sendo Fortaleza a primeira capital brasileira a concretizar um plano para a primeira infância, em 2014. As frentes de ação incluem o apoio às crianças e famílias vulneráveis, a estruturação da rede de creches, a ampliação dos espaços públicos para crianças e outras políticas intersetoriais.

Em destaque, está a política pública de visita domiciliar Cresça Com Seu filho, que já conta com mais de 8.500 crianças cadastradas; e os resultados do censo escolar 2018, no qual Fortaleza se consagra como a primeira capital brasileira em ampliação de matrículas na Educação Infantil, a 4º maior em número de matrículas e 1ª no Nordeste e 1ª no Norte e Nordeste em matrículas em Tempo Integral. “Em seis anos, foram mais de 50 mil matrículas em creches e pré-escolas, o que representa um crescimento de 107%”, pontuou a Primeira-dama de Fortaleza.

Carol Bezerra frisou a importância da criança em estar no centro das discussões do município, de modo que sejam instigados e incentivados os investimentos na primeira infância. “É uma mudança de cultura na nossa cidade. Hoje, as pessoas vêm tomando consciência de que a primeira infância precisa ser cuidada, diferentemente de cinco anos atrás, quando não existiam políticas e os desafios eram ainda maiores. Nossas portas estão abertas aos municípios, para quem quiser se aprofundar nos nossos programas, contem com a gente”, ressaltou.

Dentre outras iniciativas, a primeira-dama também citou as reforma de praças com a instalação de parques infantis, do programa Praça Amiga da Criança; o Mini Bicicletar, que deverá passar de 5 para 15 estações ainda neste anos de 2019, o projeto de tratamento da segurança viária no entorno das escolas públicas, Caminhos da Escola; Bibliotecas Infantis; e o engajamento da rede pública de saúde para atender as especificidades da primeira infância.

Outro destaque apresentado por Carol foi o Hospital da Criança de Fortaleza, cuja ordem de serviço foi assinada também nesta quarta-feira (29/05) pelo prefeito Roberto Cláudio. A estrutura terá 104 leitos, atendimento urgência e emergência clínica pediátrica e capacidade para 6.600 atendimentos e 575 cirurgias mensais, dentre outros benefícios.

Onélia Santana encerrou o evento destacando que o evento cumpriu seu papel em reunir ideias inovadoras, pesquisas e indicadores que se concretizam ao redor do mundo e inspirar novas iniciativas. “Para todos os gestores aqui presente, que vocês tenham mais firmeza na hora de tomar decisões ao mergulhar nessas experiências. Nós temos muitos desafios pela frente”, afirmou a Primeira-dama do Estado.

Veja Mais