Últimas Notícias
Primeira atividade do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará é realizada no Senai da Barra do Ceará
Home Últimas Notícias Primeira atividade do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará é realizada no Senai da Barra do Ceará

 

A primeira atividade de campo do Pacto contra o Coronavírus do Ceará iniciou a busca ativa por pessoas ainda não cadastradas para a vacinação, na manhã desta sexta-feira (02/07), em unidade móvel no Senai da Barra do Ceará. O Cadastro Solidário está sendo executado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e permanecerá aberto ao público até 16 horas. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, esteve presente na ação, ao lado do procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro, e do diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda.

Evandro Leitão apontou que a primeira medida do Pacto é ampliar o cadastramento para aumentar a cobertura vacinal. “Hoje, estamos na Barra do Ceará, com um ônibus do Ministério Público, em parceria com o Senai e com a Fiec, para alcançarmos essa população que ainda não fez seu cadastro”, explicou. De acordo com o parlamentar, haverá outras frentes de ação, em parceria com o Sindiônibus, que cederá veículo para percorrer bairros da capital, e também cidades do interior, com apoio da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece). “O objetivo é atingir o maior número de pessoas em todo o Ceará, para que todos nós possamos estar imunizados buscando voltar a uma vida normal”, reforçou.

O presidente da AL afirmou que, além do cadastramento, estão sendo preparadas ações de orientação, conscientização e prevenção. “É preciso alertar para a necessidade ainda do distanciamento social, utilização de máscaras, de álcool em gel e respeito a todas as instruções das autoridades de saúde”.

O procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, atentou que muitas pessoas vivem uma “exclusão digital” e que o ônibus será levado para várias comunidades onde muitas pessoas passam por essa problemática. “Precisamos que essas pessoas se cadastrem e se vacinem, porque sabemos que a vacinação é a nossa saída para vencer esse quadro tão difícil da pandemia do coronavírus”, ressaltou. Ele alertou ainda que a população precisa compreender que as vacinas são seguras, eficazes e são a saída para voltar à normalidade de antes da pandemia.

Paulo André Holanda, diretor regional do Senai Ceará, ressaltou que serão, no total, 16 pontos, em todas as regionais de Fortaleza. “Também temos propostas para ir ao interior, pois o Senai tem sedes em Sobral, Juazeiro do Norte e Limoeiro do Norte. Se precisar, estaremos lá para cadastrar a população”. Ele lembrou que a parceria surgiu na última reunião realizada na Assembleia Legislativa, em um compromisso do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante.

Integram o Pacto Contra o Coronavírus no Ceará 16 instituições públicas e privadas: Governo do Estado – Secretaria Estadual da Saúde (Sesa); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL); Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE); Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público Estadual (MP-CE); Defensoria Pública do Estado do Ceará; Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE); Prefeitura de Fortaleza – Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS); Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Federal do Ceará (UFC); e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e Assembleia Legislativa.

O Pacto recebe ainda apoio técnico da Polícia Federal, Anvisa, ABIH-Ceará e Sindiônibus.

Veja Mais