Últimas Notícias


Prefeitura, em parceria com UJVP e Receita Federal, realiza doação de 500 perucas para pacientes com câncer
Home Últimas Notícias Prefeitura, em parceria com UJVP e Receita Federal, realiza doação de 500 perucas para pacientes com câncer

“Até um mês atrás, eu só trabalhava com tecido, até que recebi o cabelo como uma massa sem forma e trabalhei nele, noite e dia, para transformar esse gesto de amor, pensando nas pessoas que iriam recebê-lo”, contou Ayla Maria, uma das costureiras do projeto Nova Vida com Fios de Amor, iniciativa da União dos Jovens do Vicente Pinzón (UJVP).

Nesta terça-feira (4/11), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e com a Receita Federal, o projeto iniciou uma nova fase, com a entrega de 500 perucas de cabelo humano para pacientes com câncer atendidos pela Associação Peter Pan e pela Associação Cearense das Mastectomizadas – Toque de Vida. A ação aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Serviluz.

Desde agosto, mulheres da comunidade do Vicente Pinzón têm recebido qualificação profissional em costura para a confecção de perucas, uma atividade que, além de promover solidariedade, gera oportunidade de renda. Os primeiros fios utilizados foram doados pela Receita Federal, que havia apreendido meia tonelada de insumos capilares e, ao invés de incinerá-los, destinou o material à Prefeitura de Fortaleza.

Para a vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar, a iniciativa reflete o compromisso da gestão municipal em fortalecer as políticas públicas de inclusão tanto para as pacientes quanto para as mulheres que produzem as perucas.

“Esse é um momento de muitas emoções e conquistas. De um lado, temos as mulheres capacitadas para confeccionar as perucas; de outro, as crianças e mulheres que as recebem. É muito gratificante poder fazer parte disso, construir essa ponte. Eu acho que é a concretização de um sonho”, destacou Gabriella.

Gabriella também celebrou o fato de que a capacitação e a entrega das doações do projeto Nova Vida com Fios de Amor acontecerem no Cras Serviluz, recentemente entregue à população totalmente requalificado. A vice-prefeita relembrou ainda que a reestruturação da rede de assistência social está sendo conduzida pela atual gestão por meio do plano Fortaleza Inclusiva, que tem como objetivo fortalecer ações de inclusão social em toda a cidade.

“O Fortaleza Inclusiva vem justamente para mostrar que o Cras não é apenas um espaço de recebimento de benefícios sociais, mas um local de inclusão, acolhimento e olhar integral para as pessoas. Aqui, promovemos o cuidado com a saúde, com a autoestima e também com a geração de renda. Quero agradecer à Receita Federal pela doação desses cabelos, que seriam incinerados, e que agora ganham um novo significado social”, concluiu.

Após a doação, um dos diferenciais do projeto é permitir que cada paciente escolha o modelo e o corte da peruca, tornando o processo mais acolhedor e personalizado. Segundo Dermilia Tavares, coordenadora das costureiras do Nova Vida com Fios de Amor, todo o trabalho é artesanal e feito com dedicação.

“Nós recebemos as mechas já cortadas, e o trabalho começa a partir daí. Cada mecha é preparada e costurada, uma a uma, até formar a peruca completa. Esse é um momento muito importante, porque a fase da queda de cabelo é muito difícil. Quando a imunidade está baixa, a autoestima também cai, e é aí que o projeto faz a diferença, elevando o ânimo dessas mulheres e crianças num período tão delicado.”

Juliana Serafim, mãe de Luyara Evelyn, de 12 anos, uma das beneficiadas com uma nova peruca. Para Juliana, a doação representa um recomeço na jornada de tratamento da filha e um gesto de amor que renova a esperança.

“É uma coisa que a gente nunca imagina passar. A gente imagina acontecer qualquer coisa, menos ver nossos filhos passando por isso. Faz só cinco meses que recebemos o diagnóstico dela, então tudo ainda é muito novo. Cada conquista emociona, porque nossa vida mudou completamente.

“Mas hoje é um dia feliz. Ela está amando a peruca que recebeu, e a gente fica muito grata à associação e ao projeto por proporcionarem essa alegria. São meninas, adolescentes… ver o cabelo cair tão rápido é muito difícil. Então, é impossível não se emocionar”, concluiu.

Compartilhe:
Veja Mais