Últimas Notícias
Prefeitura de Fortaleza reforça importância da vacinação de rotina na Campanha Nacional de Multivacinação
Home Últimas Notícias Prefeitura de Fortaleza reforça importância da vacinação de rotina na Campanha Nacional de Multivacinação

 

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, na última sexta-feira (01/10), a Campanha Nacional de Multivacinação, que reforça a importância de manter o calendário de vacinação atualizado. Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade são o público-alvo da campanha, que tem por objetivo aumentar a cobertura vacinal e seguir protegendo a população de doenças imunopreveníveis.

Na rede municipal, são ofertadas 14 vacinas para as crianças: BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativada, Pneumocócica 10 Valente, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela, Pólio Oral, Tríplice Bacteriana (DTP), Febre Amarela e, também, HPV, ofertada para meninas entre nove e 14 anos de idade.

Já para os adolescentes, são ofertadas cinco vacinas: ACWY, Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Bacteriana – Difteria e Tétano e, também, HPV (para meninos de 11 a 14 anos).

O calendário nacional de vacinação contempla não só as crianças e os adolescentes, mas, também, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Para ter direito às vacinas, é necessário comparecer aos postos com documento de identidade oficial com foto, cartão de vacinação e o cartão do SUS.

Cartão de vacinação

O cartão de vacinação pode ser acessado, também, através do aplicativo Mais Saúde Fortaleza, disponível para download em dispositivos iOS e Android. Na aba “Vacinação”, é possível acessar quais as últimas vacinas aplicadas e quais estão pendentes.

Calendário de vacinação

Crianças
– BCG: previne tuberculose
– Hepatite B: previne hepatite B;
– Pentavalente: previne Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e outras infecções por Haemophilus influenzae tipo b e Hepatite B;
– VIP (Vacina Inativada contra a Poliomielite): previne poliomielite ou paralisia infantil;
– VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano): previne diarreia por rotavírus;
– Pneumocócica: previne pneumonia causada pelo pneumococo;
– Meningocócica C: previne doenças provocadas pela bactéria Neisseria Meningitidis do sorogrupo C, como meningite e a sepse;
– DTP (Tríplice Bacteriana): previne Difteria, Tétano e Coqueluche;
– Hepatite A: evita hepatite A;
– SCR (tríplice viral): previne sarampo, caxumba e rubéola.
– VOP (Vacina Oral contra a Poliomielite): previne poliomielite ou paralisia infantil;
– Varicela: previne varicela;
– HPV: previne cânceres do colo do útero e verrugas genitais.

Adolescentes
– HPV: previne cânceres do colo do útero, de pênis e verrugas genitais;
– Meningocócica ACWY: previne meningite e meningococcemia;
– Hepatite B: previne hepatite B;
– dT: previne difteria e tétano;
– SCR (tríplice viral): previne sarampo, caxumba e rubéola.

Compartilhe:
Veja Mais