Últimas Notícias
Prefeitura de Fortaleza irá distribuir 18 mil litros de leite por semana a pessoas em situação de vulnerabilidade
Home Últimas Notícias Prefeitura de Fortaleza irá distribuir 18 mil litros de leite por semana a pessoas em situação de vulnerabilidade

 

Como importante política pública e estratégia sustentável de combate à fome das famílias em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), retoma, a partir desta segunda-feira (12/07), a distribuição gratuita de leite pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). A entrega será feita nos equipamentos da SDHDS, em hospitais e entidades de assistência social cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

São entregues, semanalmente, 18 mil litros de leite a 80 entidades sociais da Capital, que redistribuem o alimento para o consumo de famílias carentes do Município. A distribuição ocorrerá às segundas e quintas-feiras.

“Além de melhorar a qualidade nutricional de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social, o PPA Leite tem se mostrado um benefício ainda mais importante na redução da insegurança alimentar, em meio à pandemia da Covid-19”, salienta o titular da SDHDS, Cláudio Pinho.

Uma das instituições beneficiadas do PAA Leite é o Instituto de Assistência e Proteção Social (Iaps), localizado no bairro Tancredo Neves. A entidade promove, há mais de 20 anos, a melhoria da qualidade de vida de pessoas socioeconomicamente desfavorecidas com a realização de diversas ações e projetos na área dos direitos humanos, assistência social, meio ambiente e educação.

A presidente do Iaps, Simone Fernandes, destaca que o PAA tem um valor imensurável para as famílias atendidas. “Nos dias em que os leites não foram entregues, recebemos relatos muito tristes de várias famílias que contam com esse alimento. A sobrevivência nutricional de várias pessoas depende muito desse leite. O PPA é um projeto que ajuda a todos, tanto os produtores quanto a população”.

Entre as entidades que recebem o leite, também estão equipamentos da Prefeitura, abrigos de idosos, centros de acolhimento infantis, associações e institutos sociais, todos cadastrados no PAA Leite.

Entrega suspensa

As aquisições e entregas do leite do PAA Leite estavam suspensas desde o dia 11 de junho, porque o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, não havia renovado o convênio nº 011/2013, que encerrava a vigência no dia 30 de junho.

No dia 1º de julho, o governador Camilo Santana assinou o aditivo que dá continuidade ao convênio do PAA Leite e o serviço foi normalizado até outubro deste ano.

PAA Leite

O programa tem o objetivo de dar segurança alimentar e nutricional às famílias em situação de vulnerabilidade social. O PAA Leite é uma parceria entre o Governo do Ceará e o Ministério da Cidadania, executado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário (SDA) em parceria com os municípios. A Prefeitura de Fortaleza distribui o leite, gratuitamente, desde 2014.

O Programa é caracterizado pela compra de leite bovino de agricultores familiares e doados às pessoas, através das entidades sociais.

Veja Mais