Últimas Notícias
Prefeitura de Fortaleza celebra quatro milhões de viagens do Bicicletar com doação de bicicletas
Home Últimas Notícias Prefeitura de Fortaleza celebra quatro milhões de viagens do Bicicletar com doação de bicicletas

 

Em alusão ao recorde de quatro milhões de viagens proporcionadas pelo Bicicletar, a Prefeitura de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (13/08), a doação de quatro bicicletas para usuários do sistema. As bikes foram distribuídas para os três usuários (uma criança, um homem e uma mulher) que mais utilizaram as bicicletas do sistema público de compartilhamento e também para a pessoa que realizou a viagem de número quatro milhões. A iniciativa celebra o incentivo ao comportamento cada vez mais sustentável pelo uso de transporte não motorizado na cidade.

O Bicicletar conta com 191 estações e possibilitou, até agora, a realização de 4.095.418 viagens e impediu a emissão de mais de 1.669 toneladas de gás carbônico na atmosfera com a utilização das bicicletas compartilhadas. São 285.540 usuários cadastrados no sistema, sendo cerca de 94% dos cadastros ativos utilizando o Bilhete Único.

De acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, o número de quatro milhões de viagens expressa que o sistema de bicicletas compartilhadas foi abraçado pelos fortalezenses, seja como modal de transporte alternativo, seja como uma prática de lazer para adultos e crianças. “Essa importante iniciativa contribuiu para tornar Fortaleza uma referência em políticas de incentivo ao uso de bicicletas, somada ao nosso investimento em expansão da malha cicloviária. Seguiremos ampliando e inovando, para proporcionar deslocamentos cada vez mais seguros aos nossos ciclistas”, garantiu o prefeito.

Bárbara Tolentino, 29, usa o Bicicletar desde 2014 e foi a mulher que mais registrou viagens no sistema compartilhado. “Uso pra tudo, trabalhar, ir pra praia, passear, todo dia. Vou pelo Parque do Cocó, em contato com a natureza. E depois que fizeram a ciclofaixa ficou incrível pra andar, mais seguro, em geral, os motoristas respeitam”, contou a ganhadora.

Coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da equipe do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em parceria com a Unimed Fortaleza, o Bicicletar está consolidado como o maior sistema do tipo no Brasil em número de estações por habitantes e o terceiro em número de estações, atrás somente de Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa Serttel é responsável por implantar, operar e dar manutenção no sistema.

O projeto também contempla crianças por meio do Mini Bicicletar, até o momento, com 26.569 viagens registradas na Cidade.

A maior parte delas feita pela Eloísa Ferracioli Gama, 8. De acordo com os registros da AMC, ela foi a criança que mais andou no Mini Bicicletar, e, por isso, foi contemplada com uma bike infantil.

“Gosto de andar de bicicleta, é divertido. Acho que agora vou fazer novas aventuras com minha mãe”, comemorou a pequena, que aprendeu a andar sem as rodinhas de apoio nas bicicletas do sistema público.

“Quase todos os dias a gente retirava a bicicleta pra ela usar, a gente mora bem perto de uma praça, então ela usava nesse espaço, e também pra fazer passeios pela cidade”, completou a mãe Marcela de Castro, professora de educação física da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além das duas representantes femininas, Nilo Sérgio Carvalho Vieira foi o homem que mais utilizou o sistema, e também ganhou uma bicicleta. Juntamente com a usuária de número quatro milhões, Francisca Zilene de Oliveira.

“Muita sorte, tanta gente em Fortaleza que usa essas bicicletas. Já tô doida pra pedalar, moro perto do Vila do Mar e todo dia desço pro calçadão pra andar de bike”, festejou Zilene de Oliveira.

Destaque nacional e internacional

O secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa, participou da entrega e destacou o incentivo da gestão municipal no transporte sustentável. “Fortaleza vem se destacando nacionalmente e mundialmente como uma cidade que estimula a população, por meio do uso da bicicleta, a buscar uma vida mais saudável. Quando o cidadão fortalezense utiliza esse modal, além de gerar benefícios físicos e mentais, também cuida do nosso meio ambiente, quando, no momento que faz o seu deslocamento, não gera gás carbônico na atmosfera. Continuaremos seguindo firmes e fortes com a orientação do prefeito Sarto de avançar com as políticas cicloviárias em Fortaleza”, afirmou o gestor.

Ainda de acordo com Feitosa, este ano, o Bicicletar registrou quatro vezes mais viagens de janeiro a junho, do que em igual período no ano passado.

A superintendente da AMC, Juliana Coelho, celebrou a adesão da população ao sistema. “Hoje é um dia de comemoração, e que assim a gente também possa divulgar esse meio de transporte tão sustentável. Fortaleza tem sido referência em relação à segurança dessas pessoas que andam de bicicleta na Cidade”, comentou Coelho.

Lançado em dezembro de 2014, o sistema Bicicletar surgiu como uma solução de transporte de pequeno percurso para facilitar o deslocamento das pessoas em Fortaleza, estando as 191 estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade. O Bicicletar já chegou a 61 dos 121 bairros de Fortaleza, modernizando o sistema e trazendo mais conforto, dentre outras melhorias.

Como parte deste processo de ampliação e modernização, desde abril deste ano, uma nova versão do aplicativo do sistema passou a operar, oferecendo interface mais ágil, segura e intuitiva, com o objetivo de melhorar a experiência de ciclistas com o sistema público de compartilhamento de bicicletas, potencializando a segurança de usuários e do próprio sistema. A nova versão do aplicativo traz, por exemplo, a possibilidade de reserva da bicicleta por cinco minutos, funcionalidade que não era disponível anteriormente.

Veja Mais