Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio participa de entrega da nova área de check-in do Aeroporto de Fortaleza
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio participa de entrega da nova área de check-in do Aeroporto de Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio participou, na tarde da última segunda-feira (24/06), da entrega da nova área de check-in doméstico e internacional do Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza Airport). A expansão conta com 40 posições domésticas e 20 internacionais, o que representa do 50% do total existente, e onde passarão a operar gradativamente as companhias aéreas. A ocasião contou com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, e da CEO da Fraport no Brasil, Andreea Pal, bem como de secretários municipais e estaduais.

Os passageiros passarão a utilizar a expansão do terminal a partir desta terça (25/06), especificamente os das companhias Air France, KLM, TAP, Cabo Verde, Copa e condor. Já na quinta-feira (27/06), é a vez da Azul e da Gol. Na sexta, (28/06), da Latam. Após o check-in na nova área, os usuário subirão para o piso de embarque, na área existente do Terminal.

Além disso, no início deste mês de junho, o Fortaleza Airport ganhou mais espaço na sala de embarque e desembarque internacional, além de novos sanitários, elevadores, balcões de imigração e esteira de bagagem com tecnologia padrão internacional.

O Prefeito ressaltou, além da expansão da área de check in, o que irá garantir maior conforto e agilidade, a inauguração também de um novo ponto de acesso de embarque e desembarque para veículos automotores, reduzindo o tempo e o engarrafamento em horários de pico na entrada ou saída do aeroporto; e o novo sistema de esteiras automatizadas que também reduzir o tempo de conexão, o que ele considera fundamental para um aeroporto que já vem se consolidado como Hub no Norte e Nordeste.

Para Roberto Cláudio, o turismo tem dado respostas no estado do Ceará, não somente no fluxo de passageiros, mas também no impacto econômico em toda a rede de comércio e serviços. “Por isso a importância da qualidade, do conforto e do serviço do Aeroporto como a Fraport vem fazendo, é uma mudança nítida, mas com o esforço do Governo do Estado e apoio do Município para trazer mais voos internacionais e nacionais para Fortaleza e garantir que a cidade tenha melhor infraestrutura de recepção”, disse.

Conforme o governador Camilo Santana, a entrega consolida o trabalho em parceria com a Prefeitura de tornar Fortaleza um grande centro de conexões aéreas e o ponto de entrada do nordeste brasileiro. Os trabalhos, conforme o gestor, agora deverão se voltar para aproximar o Ceará também com outros continentes. “O Aeroporto de Fortaleza é o que mais cresceu no Brasil no último ano. Temos muita coisa ainda a trabalhar, ações na cidade de Fortaleza para o acesso ao Aeroporto, parcerias importantes com outras companhias aéreas”, destacou, ressaltando ainda que a transformação significa mais emprego, mais turismo e mais oportunidades.

A CEO da Fraport no Brasil, Andreea Pal, fez um balanço positivo do investimento. “Foi uma decisão muito boa. Estamos orgulhosos de estar aqui e muito agradecidos pela ajuda que recebemos do Governo do Ceará e da cidade de Fortaleza. Temos um programa de desenvolvimento significativo e, ao final das obras, seremos o melhor aeroporto do Nordeste”, pontua.

Sobre a obra

Segundo a Fraport, as obras já estão 78% concluídas e são fruto de um investimento de R$ 1 bilhão, sendo 70% financiados pelo BNB. Até o fim do segundo semestre deste ano, será entregue uma passarela interna que auxiliará o fluxo dos passageiros do check-in até a área de embarque.

Com a intervenção, a estrutura atual, em relação a estrutura final, suporta até 50% a mais da capacidade de passageiros, total futuro estimado em cerca de 7 milhões de pessoas. A área do terminal passa de 33.900m² para 70.000m²; as vagas de estacionamento crescem de 807 para 1.000; as pontes de embarque sobrem de sete para 15.

Além disso, os pontos comerciais aumentam de 106 para 120, os portões de embarque saem de 10 para 21 e os balcões de check-in de 43 para 60. A pista tem um aumento de 210 metros, de 2.543 para 2.755. O prazo de entrega do terminal completo é maio de 2020, e o da pista, dezembro de 2021.

Veja Mais