Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio entrega novo Cuca do José Walter
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio entrega novo Cuca do José Walter

A Prefeitura de Fortaleza segue estimulando o protagonismo da juventude da Capital. Respeitando as orientações sanitárias previstas em decreto, o prefeito Roberto Cláudio entregou, na última quarta-feira (16/12), o quarto Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Cidade. O equipamento, instalado no bairro José Walter, promoverá formação cultural e inclusão social por meio de práticas esportivas e cursos em diversos campos.

“Os jovens precisam de oportunidades para fazer florescer os seus talentos. Isso demanda espaço, estrutura, apoio e pessoas qualificadas para descobrir, aprimorar e valorizar esses potenciais. O Cuca cumpre esse papel. Situado em área central, além do José Walter, serão contempladas as comunidades próximas, como Cidade Jardim, Planalto Ayrton Senna, Passaré e Parque Dois Irmãos”, introduziu o Prefeito durante visita simbólica ao equipamento, realizada de forma restrita para evitar aglomerações.

Construído em área superior a 8 mil m², o ambiente irá democratizar a ocupação do espaço público pela população. Piscinas, teatros, salas de artes marciais, skatepark, coworking, biblioteca, banheiros e copas compõem a organização estrutural do prédio recém-entregue. A formação de novos talentos conta com anfiteatro e ambientes audiovisuais e artísticos.

Já as práticas esportivas, realizadas em Areninha, quadra coberta, piscinas cobertas bicicross e campo de areia, estão ampliadas, ainda, pela implantação do CrossCuca, adequado à prática de Cross Training.

“Aqui, haverá espaço para descobrir atletas, esportistas, artistas, atores, dançarinos, bailarinos e profissionais da área da cultura. A estrutura oferecida é superior a ambientes particulares da Cidade”, considerou o coordenador de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, Luís Fernando de Freitas.

Paralelamente, diversas salas multiuso, incluindo ambientes informatizados, asseguram espaço profissional a novos empreendedores. “Com o espaço para co-working, jovens empreendedores terão computadores, softwares, internet gratuita a apoio administrativo à disposição para gerarem novos negócios”, informou Roberto Cláudio.

O investimento direcionado à infraestrutura inaugurada, superior a R$ 38 milhões, será revertido em benefícios intersetoriais.

Cursos de formação

Os cursos de formação e as práticas esportivas serão destinadas, prioritariamente, a jovens entre 15 e 29 anos. No entanto, serão disponibilizadas vagas exclusivas para todas as idades, tornando a Rede Cuca um espaço para toda a família, onde crianças, adultos e idosos possam se apropriar, ainda mais, dos espaços públicos fortalezenses.

Distribuídas em oito áreas, as capacitações incluem qualificações em audiovisual, fotografia, informática, Libras, inglês, música, dança e teatro. A partir da conclusão de carga horária de, no mínimo, 20h/a, os alunos recebem certificados.

Novas inscrições e matrículas

Durante a visita, o prefeito Roberto Cláudio antecipou o cronograma estipulado para a admissão de novos alunos.

“Cumprindo todas as regras sanitárias em virtude da covid-19, esta semana, o Cuca José Walter estará aberto a visitações e a novas inscrições. Algumas atividades serão iniciadas, também seguindo rigorosos protocolos, a partir da próxima semana. A estrutura oferecida inclui cinema, laboratórios de TV, de rádio e de fotografia. Isso ajudará, inclusive, a treinar carreiras técnicas”, acrescentou.

Nesse sentido, a partir desta quinta-feira (17/12), serão realizadas visitas guiadas das 8h às 20h. Para evitar aglomerações, serão permitidos grupos de apenas 10 pessoas por vez obedecendo ao uso de máscaras.Já a partir da próxima terça-feira, serão ofertadas aulas experimentais de práticas esportivas. Estão inclusas as modalidades futsal, voleibol, handebol, judô, karatê, capoeira, cross training, treinamento funcional e dança. O acesso à biblioteca e ao espaço ao ar livre também será permitido mediante o cumprimento de protocolos.

As matrículas destinadas às práticas esportivas e aos cursos de formação do mês de janeiro serão iniciadas em 5 de janeiro de 2021.

Atividades paralelas

A Rede Cuca oferta, ao longo do ano, programações culturais, festivais, mostras, exposições e habilitações na área da Comunicação.

Também há o incentivo à leitura por meio de bibliotecas, compostas por acervo superior a 11 mil livros, onde são realizadas atividades como “Venha jogar”, “Leitura compartilhada” e “Hora pintada”.

Os ambientes dispõem, ainda, das gibitecas, locais especialmente destinados aos gibis, que buscam incentivar a leitura deste movimento artístico que reúne códigos de imagem e texto.

Direitos Humanos

Na área da promoção aos direitos humanos, são realizadas, em toda a Rede, atividades de educação em saúde, testagens rápidas de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento psicossocial, atividades de educação em Direitos Humanos, mediação de conflitos e articulação comunitária.

Os jovens ainda podem utilizar os espaços do Cuca por meio do Comunidade em Pauta, projeto que disponibiliza as salas de artes cênicas, ginásio e campo de areia.

Destaque nacional

Fortaleza é a Cidade que mais investe em políticas públicas de juventude do País. A iniciativa garante acesso a vivências e aprendizados que estimulam, também por meio do lazer, a participação dos jovens na sociedade. Em 2019, a Rede Cuca registrou mais de 500 mil atendimentos.

Ampliação da Rede Cuca

Além do Cuca do José Walter, Fortaleza conta, hoje, com três outros equipamentos similares, situados na Barra do Ceará, no Mondubim e no Jangurussu. A partir de 2021, o bairro Pici receberá a quinta unidade da Rede.

O vereador eleito Júlio Brizzi, ex-coordenador de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, enfatizou a importância dos investimentos realizados ao longo dos últimos oito anos pela atual gestão.

“Roberto Cláudio é o prefeito que mais investe na juventude em Fortaleza e no Brasil. Em 2013, quando assumiu a Prefeitura, só havia o Cuca Barra. Hoje, são diversos equipamentos, incluindo os Cucas José Walter, Mondubim e Jangurussu. A Rede está expandida. Em 2021, o Cuca do Pici irá fortalecer esse cenário. Isso inclui ambientes físicos, com mais oportunidades, além de projetos e programas, a exemplo do Bolsa Jovem e do Juventude Sem Fronteiras. Isso enriquece o legado da gestão e garante a inclusão dos nossos jovens, que irão transformar a nossa Cidade em um lugar melhor”, concluiu.

Veja Mais