Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio debate diretrizes do Programa Fortaleza Digital
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio debate diretrizes do Programa Fortaleza Digital

 

O prefeito Roberto Cláudio debateu, na tarde desta segunda-feira (15/07), as diretrizes de implantação do Programa Fortaleza Digital. A iniciativa objetiva oferecer ao cidadão uma plataforma unificada de comunicação com a Prefeitura de Fortaleza capaz de reunir a prestação de serviços públicos prioritários. O encontro, realizado no Paço Municipal, contou com a presença de secretários municipais e dirigentes da empresa Red Hat, líder mundial no fornecimento de soluções open source para tecnologia da informação corporativa.

A ação fomenta a consolidação da Capital enquanto cidade interativa e acessível aos fortalezenses. O presidente da Citinova, Cláudio Ricardo, reforçou o intuito da proposta. “Fortaleza desponta entre as 10 cidades mais inteligentes do Brasil. Fortalecendo esse cenário, o Programa Fortaleza Digital objetiva prover uma série de facilidades ao cidadão. Por meio de serviços digitais simples e desburocratizados, será possível oferecer respostas imediatas às principais demandas da população em várias áreas, como Educação, Saúde, Meio Ambiente, Conservação, Fiscalização, Trânsito, Finanças e tantas outras”, explicou.

Dentre as melhorias previstas, destacam-se a agilidade dos processos de licenciamento e de emissão de alvarás, a integração de prontuários eletrônicos em todos os níveis de atenção à Saúde, a otimização do atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além da liberação de informações relativas a matrícula, frequência e nota no âmbito da Educação Municipal. A solicitação de serviços relativos à conservação, iluminação, pavimentação de vias e gestão de resíduos sólidos também poderá ser realizada por meio do canal.

De acordo com o cronograma de execução estabelecido, os primeiros serviços deverão estar disponíveis ainda no início do segundo semestre deste ano. “Estamos estruturando a informática e a padronizando protocolos e tecnologias. A partir de agosto, essa plataforma já estará no ar”, acrescentou Cláudio Ricardo.

Presente na ocasião, Gilson Magalhães, presidente da Red Hat Brasil, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Fortaleza. “É preciso saudar o Ceará e a cidade de Fortaleza pela visão, que representa um avanço social, tecnológico e prestador de serviços. O barramento corporativo de dados e aplicações estimula a interação entre o cidadão e a Prefeitura. Isso é, sem dúvida, uma tendência de futuro”, finalizou.

Veja Mais