O prefeito Roberto Cláudio assinou, na manhã desta segunda-feira (06/01), a ordem de serviço para o início das obras de urbanização e drenagem em vias da comunidade 7 de Setembro, no bairro Granja Lisboa (Regional V). Com investimento de R$ 6,8 milhões, o projeto prevê a requalificação da infraestrutura viária de 22 vias do bairro, com nova pavimentação, padronização de calçadas e implantação de rede de drenagem. As obras fazem parte do Programa Mais Ação e serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).
“Já são de 25 anos de existência de uma comunidade que foi construída sem nenhuma infraestrutura. E a Prefeitura, após esses anos, chega com um investimento de, aproximadamente R$ 7 milhões, que vai garantir uma urbanização completa de toda comunidade. A gente quer terminar as intervenções até o final deste ano”, declarou Roberto Cláudio durante a assinatura da ordem de serviço. Ele ressaltou que o investimento mais importante é aquele que “não aparece”, referindo-se à drenagem e ao esgotamento sanitário. O Prefeito também destacou a importância do Mais Ação. “O Programa quer chegar em áreas esquecidas por décadas. As áreas mais vulneráveis, que sofrem com o esgoto a céu aberto são as prioridades do Mais Ação”, explicou.
Por meio do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) já realiza obras em outros bairros, como Canindezinho, Barroso, Aracapé, Jagatá, Jardim Glória, Mondubim e Jangurussu. O programa pretende beneficiar 30 bairros, com a reestruturação de mais de 900 vias. Segundo a titular da Seinf, Manuela Nogueira, são mudanças que vão além da parte estrutural e que devem influenciar diretamente na qualidade de vida dos moradores. “Mais do que uma obra de infraestrutura, esta é uma obra de qualidade de vida, que trata da saúde das pessoas. As pessoas vão ter acesso à infraestrutura básica e necessária de esgoto, saneamento, água, drenagem. É uma nova vida que a gente vem trazendo aos bairros da periferia da Fortaleza”, garantiu.
O titular Secretátia Regional V, Ronaldo Nogueira, destacou a transformação pela qual vai passar a comunidade. “Quando a gente vê estas ruas, constata o quanto a área é carente. As áreas que são limites entre municípios, que é o caso desta, sempre sofrem, porque há a transferência de responsabilidade. E a população é quem fica prejudicada. Hoje, o prefeito Roberto Cláudio traz este bebenífico não a um quarteirão ou a uma rua, mas a uma área toda que vivia prejudicada. É muito mais que a pavimentação. É o acesso melhor, é a ambulância poder entrar e sair, é a coleta de lixo e todos os outros ganhos para dar mais dignidade a este povo”, disse.