Coberturas
Plano operacional e programação do Carnaval 2020 são apresentados pela Prefeitura de Fortaleza
Home Últimas Notícias Plano operacional e programação do Carnaval 2020 são apresentados pela Prefeitura de Fortaleza

pessoa com fantasia de maracatu e prefeito ao lado aplaudindo e olhando para ela

O prefeito Roberto Cláudio divulgou, nesta terça-feira (04/02), em coletiva de imprensa no Teatro São José, a programação e o plano operacional do Carnaval 2020 da capital cearense. A festividade, que será realizada entre os dias 21 e 25 de fevereiro, contará com diversos polos e grandes atrações locais e nacionais para agradar todos os gostos e fomentar a cultura de Fortaleza.

“Temos percebido que, a cada ano, o Ciclo Carnavalesco tem se consolidado como um período importante para a cultura e a economia da Capital. Nele, celebramos uma tradição importante, damos uma nova dimensão de grandiosidade à festa e estimulamos as pessoas a ocuparem toda a Cidade. Além disso, proporcionamos na programação oficial ações e shows de artistas nacionais e locais de forma gratuita para celebrar o período”, afirmou o Prefeito.

Entre as atrações nacionais, fortalezenses e turistas contarão com a apresentação de nomes, como Gilberto Gil, Lenine, BaianaSystem, Mart’nália e Bloco do Silva. Em todo o Ciclo Carnavalesco, período do Pré-Carnaval ao Carnaval, serão 260 artistas da terra e cinco nacionais.

“Tivemos o cuidado de fazer uma programação com forte presença dos nomes locais, que nos orgulham por serem de uma safra de artistas que conseguem dar uma expressão muito criativa à nossa produção cultural. É uma programação que tem um forte componente do respeito à tradição e à cultura popular, com apoio aos maracatus e afoxés, e zelando pelo bem-estar da população por meio dos diversos impactos positivos que a festa proporciona, como na economia e na cultura”, declarou o titular da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Gilvan Paiva.

A festa acontecerá em10 polos oficiais, sendo eles o Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Pinhões, Mercado São Sebastião, Mocinha, Praça Figueira de Melo (Infantil), Horto Florestal Municipal Falconete Fialho (Infantil), Domingos Olímpio, e o Largo dos Tremembés (Estoril), que receberá uma apresentação de atração nacional infantil.

Na Avenida Domingos Olímpio, tradicional polo carnavalesco de Fortaleza, o público irá conferir cordões, maracatus, escolas de samba e afoxés nos dias 22 e 23 de fevereiro.

A cantora Giselle Café, que se apresentará no Aterrinho da Praia de Iracema, no Benfica e no Mercado dos Pinhões, disse estar na expectativa para levar com muita música e diversão ao público durante o Carnaval. “Era uma sonho antigo cantar nos grandes palcos da minha Cidade e nem acredito que já estou realizando pela segunda vez esse sonho ao lado do meu amigo e parceiro Haroldo Preto. Vamos levar as nossas vozes, nossos sonhos e transmitir nossa alegria com humor e qualidade musical. Isso não tem preço”, celebrou.

Com o tema “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, o Ciclo Carnavalesco 2020 presta uma homenagem ao artista Chico da Silva, pela sua importância na história das artes plásticas em Fortaleza e pela comemoração de seu 110º aniversário.  Uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor, com patrocínio oficial da Skol Puro Malte.

Veja Mais