Últimas Notícias
Observatório da Indústria recebe prefeito de Chorozinho
Home Últimas Notícias Observatório da Indústria recebe prefeito de Chorozinho

 

Na manhã da última  segunda-feira, (11/09), o prefeito de Chorozinho e presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Júnior Menezes, visitou o Observatório da Indústria da Federação do Estado do Ceará (FIEC). Acompanhado de assessores e empresários, o prefeito foi recepcionado pelo Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) Paulo André Holanda; pelo superintendente das Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes e pelo Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e Líder do Observatório, Sampaio Filho. Estiveram também presentes membros do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O  encontro visa uma parceria entre órgãos públicos e privados para alavancar recursos para a construção de um polo de moda em Chorozinho.

De início, Sampaio Filho deus as boas-vindas a todos. Logo após, o Gerente de Produtos de Inteligência Competitiva, Elton Freitas, prosseguiu com a apresentação geral do Centro de Dados do Observatório da Indústria. Hoje, o Observatório é considerado um dos três maiores centros de dados de tecnologia do tipo no país, desenvolvendo trabalhos de inteligência de dados, aliados às necessidades de gestores e empresários.

“O Observatório possibilita uma visão estratégica. Os nossos dados e serviços podem ser aplicados para fortalecer o desenvolvimento de empresas e municípios. Conseguimos, de acordo com o objetivo estratégico de cada cidade, otimizar e individualizar resultados. Temos realizado trabalhos de grande porte com muitas cidades”, salientou Sampaio.

A coletânea de dados do Observatório tem desenvolvido serviços de informação como os de mapeamento econômico, automatização de processos, vigilância em tecnologia e de inteligência artificial a grandes empresas e instituições como o Moinho Dias Branco, Ministério da Economia, CIPP, entre outros.

Em nome do SENAI Ceará, o Diretor Regional enfatizou que a cidade de Chorozinho tem uma demanda crescente no setor de costura e vestuário. “Como que a FIEC, por meio do SENAI, pode tratar essa questão? Podemos melhorar quem já trabalha no ramo, com cursos de requalificação, ou qualificamos novas pessoas para o setor. De dentro das informações do Centro de Dados, podem sair vários programas e projetos. Ficamos à disposição para ajudar no que for preciso”, pontuou Paulo André.

Também no encontro, a Articuladora da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Wilmar Ferreira Almeida, expôs uma apresentação com inúmeros projetos da instituição em benefício aos setores econômicos dos municípios do Ceará e como criar uma potente parceria para expandir consultoria nos projetos de Chorozinho.

Ao final, o prefeito agradeceu a oportunidade. “Foi uma manhã muito proveitosa e produtiva. Tivemos acesso a muitas informações que nos ajudarão a traçar e a planejar algumas ações que a gente já está tomando para a geração de emprego e renda. Queremos fortificar as cadeias já existentes e, ao mesmo tempo, pensar em novas ações para melhorar ainda mais a qualidade de vida de nosso município”, disse Júnior Menezes.

 

Veja Mais