O vereador de Fortaleza Aglaylson celebrou a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante pronunciamento sobre o resultado do segundo turno das eleições presidenciais, realizado no último domingo (25). O parlamentar classificou o resultado como um momento histórico para o Brasil e afirmou que a vitória teve repercussão internacional. “Nós fizemos história com H maiúsculo. Nós derrotamos o que é de pior na política”, declarou, ao destacar o que considera uma vitória da democracia e da mobilização popular.
Durante a fala, Aglaylson afirmou que o Brasil foi acompanhado por outros países durante a disputa eleitoral e mencionou a Espanha como exemplo de repercussão internacional do resultado. Segundo o vereador, integrantes da campanha brasileira teriam sido convidados a colaborar com setores políticos espanhóis no enfrentamento à extrema-direita. O parlamentar também criticou o que chamou de imperialismo americano e destacou a importância do Brasil e do México no cenário latino-americano. As referências à participação de integrantes da campanha brasileira em articulações internacionais foram apresentadas pelo vereador durante seu pronunciamento.
Aglaylson também agradeceu a Deus e a Nossa Senhora Aparecida pela vitória de Lula, ressaltando que a defesa do Estado laico não impede manifestações individuais de fé. O vereador destacou a participação dos movimentos sociais, artistas, representantes da cultura e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante o processo eleitoral. Segundo ele, a mobilização desses setores, somada à participação espontânea da população, foi fundamental para o resultado do segundo turno. O parlamentar afirmou que a união dessas forças contribuiu para a reeleição do presidente Lula.

