Últimas Notícias
Nova fábrica do Grupo Eternit no Ceará deve gerar cerca de 460 empregos
Home Últimas Notícias Nova fábrica do Grupo Eternit no Ceará deve gerar cerca de 460 empregos

A governadora Izolda Cela participou, na manhã desta terça-feira (23), do lançamento da pedra fundamental da nova fábrica do Grupo Eternit, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A unidade, situada na área industrial do Complexo Portuário e Industrial do Pecém (CIPP), será destinada à produção de telhas de fibrocimento. A operação deve começar no primeiro semestre de 2023, com expectativa de gerar cerca de 460 empregos diretos e indiretos entre a fase de construção e o funcionamento da fábrica.

A governadora falou do compromisso de assegurar infraestrutura para atrair empresas que fortaleçam o desenvolvimento do Ceará. “O Governo do Ceará tem feito sua parte para favorecer e induzir processos que sejam acolhedores e atrativos para as empresas que veem no Ceará uma oportunidade de fazer prosperar seus negócios. Empresas que têm portfólio e história como a Eternit são muito importantes, pois fortalecem o nosso circuito produtivo”, afirmou Izolda Cela.

Também participaram da cerimônia, Luis Augusto Barcelos, presidente do Grupo Eternit; Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém; Vitor Valim, prefeito de Caucaia; e demais executivos e autoridades.

A fábrica da Eternit em Caucaia será a nona unidade produtiva da Companhia, sendo a sexta dedicada à produção de telhas de fibrocimento. A Eternit já atua em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia e Amazonas.  

O Grupo projeta investimento de R$ 165 milhões para a implantação do equipamento. Não foi necessário arcar com aquisição de terreno, porque já dispõe de uma área vizinha à sua sede inicial, com 18,31 hectares (183.100 m²), onde será implantada a nova unidade. “Hoje é uma alegria voltar ao Ceará, com novo investimento, naquele que é o nosso principal negócio, que são as telhas de fibrocimento. É uma alegria participar do desenvolvimento da região e do estado”, enfatizou Luis Augusto Barcelos, presidente do Grupo Eternit.

A produção de telhas de fibrocimento será dividida em duas etapas. Inicialmente será instalada a primeira máquina. Assim, a capacidade inicial de produção será 7 mil toneladas/mês, com ganho de 10% na capacidade instalada.

O espaço projetado também permitirá a implementação de um segundo maquinário, que será estudado de acordo com a demanda do mercado, fazendo com que a capacidade de produção alcance até 14 mil toneladas/mês.

Para o prefeito Vitor Valim, o empreendimento simboliza mais oportunidades para a região.  “Estamos vendo o setor produtivo, que gera riqueza, acreditando nesse novo momento de Caucaia. A construção da Eternit simboliza isso. O progresso vem para a vida das pessoas”.

Compartilhe:
Veja Mais