Últimas Notícias
Mutirões de limpeza preparam Fortaleza para a quadra chuvosa
Home Últimas Notícias Mutirões de limpeza preparam Fortaleza para a quadra chuvosa

Como parte do Plano Integrado Operacional da Quadra Chuvosa, ao longo de todo o período, a Prefeitura de Fortaleza promoverá mutirões de limpeza em pontos estratégicos da cidade. As duas primeiras ações contemplaram respectivamente trechos da Av. Coronel Carvalho, saindo do bairro Vila Velha, e da Av. Domingos Olímpio, a partir do bairro Farias Brito. Nesta sexta-feira (10/02), o serviço ocorre na Av. General Osório de Paiva. Estratégia se soma ao conjunto de ações de zeladoria realizado pela gestão, como pavimentação de vias, reforma de bocas de lobo e manutenção de galerias.

Como relatou o prefeito José Sarto, os mutirões ocorrerão a partir de um diálogo constante entre as secretarias regionais e as secretarias temáticas, a fim de aproximar ainda mais a gestão municipal da população de Fortaleza.

“Nosso objetivo é fazer, sob a coordenação do secretário Ferruccio (Seger), que as secretarias regionais fortaleçam ações de zeladoria da cidade. Através das Regionais, vamos trabalhar junto com os agentes de cidadania, as lideranças locais e os vereadores para que a população de Fortaleza possa trazer suas demandas, tornando nosso trabalho mais fluido e resolutivo, articulando as demandas de cada território às secretarias temáticas”, afirmou o prefeito.

Os mutirões são conduzidos por equipes da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nestas ocasiões, são realizados serviços como varrição, capina, manutenção da iluminação pública, poda de árvores, controle do tráfego, atendimento veterinário, recuperação asfáltica, educação ambiental, plantio e distribuição de mudas, a depender de programação específica para cada ação. O efetivo empregado é de cerca de 170 pessoas por mutirão.

“Estamos seguindo as orientações do prefeito Sarto, que nos deu a tarefa de cuidar cada vez melhor de Fortaleza. Os mutirões envolvem diversas regionais para oferecer vários serviços para a população. No primeiro, nossa ação se estendeu da regional 1 até a 6. Já no segundo, deixamos a Domingos Olímpio preparada e limpa para receber o Carnaval da cidade. E o objetivo é este, estar, toda a sexta-feira, cuidando de uma via importante da cidade”, relatou o secretário Ferruccio Feitosa.

No primeiro mutirão, realizado em 27 de janeiro, foram recolhidos 30 toneladas de resíduos ao longo da Avenida Coronel Carvalho, oriundos do serviço de capinação e limpeza de bocas de lobo. No segundo, realizado na Av. Domingos Olímpio em 3 de fevereiro, o total de resíduos coletados subiu para aproximadamente 62 toneladas.

Na Av. Coronel Carvalho, foram capinados e pintados os meios-fios de 16,56 km, sete bocas de lobo passaram por limpeza e a operação tapa-buraco incluiu 381,00 m2 de novas áreas pavimentadas, em dez pontos mapeados e no entorno da praça. Já na Av. Domingos Olímpio, foram 9,12km de distância capinada e de meio-fio pintado, além da limpeza de 87 bocas de lobo, com serviço tocado entre os dias 13 e 20/1.

Compreendendo a importância da educação ambiental para a prevenção de intempéries relacionadas às chuvas, equipes formadas por engenheiros ambientais e garis participaram dos mutirões abordando moradores e comerciantes dos entornos explicando sobre o trabalho de limpeza e coleta domiciliar realizado nos bairros. No primeiro, mais de 150 pessoas foram abordadas, já no segundo, a abordagem teve foco em estabelecimentos comerciais, com 100 visitas realizadas.

Como relatou o superintendente da Urbfor, Ronaldo Nogueira, “no primeiro mutirão, a Urbfor realizou o serviço de poda em 60 árvores e oito recolhimentos. Além disso, também promovemos a distribuição de 200 mudas e plantou 20 plantas de espécies ornamentais e medicinais. No segundo, foram 98 podas e quatro supressões. Também foram distribuídas 300 mudas e houve plantio de 30 ipês”.

A SCSP executou a manutenção de pontos de iluminação pública nas vias e a AMC realizou o controle de trânsito com agentes e viaturas.

O primeiro mutirão também contou com atendimento veterinário ofertado pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa). Foram 78 atendimentos realizados, sendo 25 consultas veterinárias, 10 castrações e 23 testes de triagem para leishmaniose (calazar). Durante a ação também foram aplicadas 20 doses de vacina antirrábica. Já no segundo mutirão houve visita a 220 imóveis coordenada pela SMS, com eliminação de 19 focos de mosquito.

Marcel Sales, titular da Coepa, destacou que a saúde e bem-estar animal fazem parte de um conceito amplo de saúde pública.

“Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza tem o entendimento de que a saúde animal e a saúde pública dialogam. Neste sentido, temos promovido diversas ações como a castração de animais, testes de doenças e vacinação. Somente nestes dois anos, ja inauguramos mais dois VetMóveis, então estamos cada vez mais preparados para atender as demandas da população”, defendeu Marcel.

Manutenção

Muito além de prevenir danos ocasionados pelas chuvas, a Prefeitura de Fortaleza realiza continuamente um amplo conjunto de ações de zeladoria, que proporcionam segurança e conforto para a população. No primeiro biênio de gestão do prefeito José Sarto, os serviços de infraestrutura promovidos pela Seger contabilizam mais de 1.626.417,84 m2 pavimentados, o equivalente a 2.045 vias. Também foram requalificados aproximadamente 379 mil metros quadrados de calçada. Os serviços incluíram a reforma de 390 bocas de lobo, reforma ou manutenção de galerias em 796 vias e mais de 352 mil metros de meio-fio, sarjeta ou calha requalificados.

Ao longo de 2021 e 2022 também foram retiradas quase 170 mil toneladas de resíduos da rede de drenagem e dos recursos hídricos. Mais de 14 mil bocas de lobo foram desobstruídas e 286 canais e lagoas passaram por limpeza. Foram recolhidas mais de 23 mil árvores.

Para garantir a qualidade dos espaços públicos de esporte e lazer, no período foram entregues 44 praças e foi realizada a manutenção de 151 parquinhos e de 150 academias em diversas regiões da cidade.

Compartilhe:
Veja Mais