
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Ministério Público de Barcelona, na Espanha, assinaram, nesta quarta-feira, 2, uma carta de intenções para ampliar o intercâmbio de experiências na proteção às vítimas e no enfrentamento à violência contra a mulher. O compromisso foi firmado durante reunião do procurador-geral de Justiça do Ceará, Herbet Santos, com a procuradora-chefe do Ministério Público de Barcelona, María Neus Pujal Sánchez, e a promotora de Justiça da Seção Especializada em Violência contra a Mulher, María Jesus Méndez.
A iniciativa prevê visitas técnicas, reuniões de trabalho, atividades de formação e encontros por videoconferência para permitir o estudo comparado dos modelos de atuação e a troca de boas práticas entre as duas instituições. O documento também abre caminho para uma futura cooperação mais ampla, respeitando as competências e os procedimentos legais exigidos no Brasil e na Espanha.

Segundo Herbet Santos, a aproximação permitirá conhecer experiências e compartilhar soluções que possam aperfeiçoar a atuação do Ministério Público na prevenção e no enfrentamento à violência de gênero. Também participaram da reunião os promotores de Justiça Valeska Catunda, coordenadora do Nuprom; Rodrigo Calzavara, coordenador do Nuavv; André Barroso, coordenador do Nuavv Cariri; e Anderson Nogueira, coordenador do Nuavv Sobral.

