Últimas Notícias
Militares do Exército Brasileiro expressam interesse em ampliar parceria com o SENAI Ceará
Home Últimas Notícias Militares do Exército Brasileiro expressam interesse em ampliar parceria com o SENAI Ceará

 

Uma comitiva de membros do Exército Brasileiro visitou hoje (5/8) a unidade de Jacarecanga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) para conhecer de perto a atuação da instituição no Projeto Soldado Cidadão, que tem por finalidade fornecer qualificação profissional aos militares das Forças Armadas, permitindo melhores condições de inserção no mercado de trabalho aos licenciados por término do tempo de serviço militar. A parceria teve início em abril de 2020.

De acordo com membros da comitiva, há grande demanda para formação de militares. Durante a visita, Coronel Osvaldo Silveira, Coordenador do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e do Projeto Soldado Cidadão (PSC) no Comando Militar do Nordeste, em nome de todos, agradeceu a parceria com o SENAI Ceará e afirmou que a instituição pretende estreitar ainda mais os laços e ampliar a oferta de cursos no âmbito do Projeto Soldado Cidadão. “Sabemos da importância do Trabalho feito pelo SENAI. Um dos nossos parceiros mais relevantes é o SENAI Ceará. Conseguimos identificar um trabalho bem feito, organizado e que tem trazido profissionalismo ao programa”, disse.

A comitiva visitou as instalações da Academia SENAI de Segurança Cibernética, onde são realizados cursos da área e ficou positivamente impactada com o que viu em termos de tecnologia. Os cursos disponíveis na Academia SENAI de Segurança Cibernética utilizam o Simulador hiper-realista de ataque e defesa cibernética (SIMOC Cyber Range). Criado pela RUSTCON para o Exército brasileiro e escola CCOMGEX/CIGE (Centro de Instrução de Guerra Eletrônica), ele é utilizado em exercícios multi-forças do Ministério da Defesa.

Do Exército, além do Coronel Silveira, estiveram presentes Major Peixoto, do 23° BC (Batalhão de Caçadores);  Major Cabral, do 10° Depósito de Suprimento de Fortaleza; Capitão Bezerra, do Parque Regional de Manutenção 10;  Coronel Paulo de Tarso dos Santos, Coordenador do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e do Projeto Soldado Cidadão (PSC) no Comando de Operações Terrestres (COTER);  Coronel Momberg e o Sargento Riva.

Pelo SENAI, participaram o Assessor da Diretoria Regional do SENAI, Walaci Fialho; e o Gerente e a Coordenadora Pedagógica do SENAI Jacarecanga, Elias Pedrosa e Hyandra Feitosa.

Saiba mais
O Projeto Soldado Cidadão já beneficiou mais de 240 mil jovens em todo o país. Ele teve início em 2002 como um projeto de qualificação de mão de obra, na cidade do Rio de Janeiro. No ano seguinte, como módulo-piloto, foi estendido ao Distrito federal e a mais sete estados brasileiros. Em 2004, o projeto ganhou projeção nacional, abrangendo todas as unidades da Federação, com a participação de todos os Comandos Militares de Área. A operacionalização envolve organizações militares e entidades civis de ensino profissionalizante. O SENAI Ceará é um dos principais parceiros do projeto a nível local.

Compartilhe:
Veja Mais