Coberturas
META ALCANÇADA | Conforme previsto no Plano de Arborização, Prefeitura de Sobral planta mais de 120 mil mudas de árvores
Home Últimas Notícias META ALCANÇADA | Conforme previsto no Plano de Arborização, Prefeitura de Sobral planta mais de 120 mil mudas de árvores

A Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), ao logo desta gestão, vem promovendo resultados significativos na melhoria da arborização na cidade. Uma das conquistas foi alcançar a meta de plantar 120 mil mudas de árvores, conforme previsto no Plano de Arborização Urbana (PAS).

Em diversas áreas da cidade e distritos, foram utilizadas espécies produzidas no Horto Municipal José Cysne Frota ou adquiridas para uso no paisagismo das áreas verdes, praças, parques e avenidas, adquiridas com recursos do Fundo Socioambiental do Município de Sobral (FUNSAMS).

A AMA trabalha em busca das metas e indicadores do Plano de Governo e com a 10ª meta do Plano Plurianual (PPA), buscando estar alinhada com o 13° Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa a adoção de medidas urgentes para combater mudanças climáticas e seus impactos.

Dentre as estratégias utilizadas para a implementação das ações e a obtenção dos resultados, estão a implementação dos corredores verdes, via Programa Socioambiental de Sobral (Prodesol), e realização de campanhas de distribuição de mudas na sede da AMA, durante eventos, em unidades escolares, inaugurações e em prédios públicos. Além disso, a AMA incentivou adoções de árvores e plantios em calçadas (por solicitação).

Em tempos de pandemia, a agência iniciou uma campanha permanente de doação de mudas por meio de um “drive thru sustentável”, que acontece na AMA e no Horto Municipal. Os interessados devem agendar dia e horário de retirada por meio do e-mail parquesejardins@sobral.ce.gov.br ou telefone (88) 3611.2016/3613.1674

De acordo com o diretor de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da AMA, Bruno Ary, “a arborização e o embelezamento da cidade se dá a partir da busca de uma melhor integração da zona urbana com a natureza, trazendo para dentro da cidade uma grande diversidade de espécies nativas e ornamentais, promovendo assim uma série de serviços ecossistêmicos e melhoria bioclimática. Isso proporciona mais bem-estar e qualidade de vida para a população. As nossas ações valorizam as áreas públicas da cidade, estética e ecologicamente, tornando-as mais atrativas para a ocupação e o usufruto dos sobralenses”.

Veja Mais