Coberturas
Melhor em Casa | Sobral atende mais de 30 pacientes em domicílio
Home Últimas Notícias Melhor em Casa | Sobral atende mais de 30 pacientes em domicílio

O sistema público de saúde de Sobral atende, hoje, mais de 30 pacientes em domicílio. A ação faz parte do Programa Melhor em Casa, implantado no município em 2013. O serviço é indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair de casa para chegar ao Centro de Saúde da Família, ou ainda, pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

Os pacientes são atendidos semanalmente e a maioria dos serviços prestados são a troca de sondas; tratamento de feridas; coleta de materiais para exames laboratoriais; prescrição de dietas, avaliação nutricional e dispensação de dieta enteral industrializada, que é uma dieta líquida (sonda pelo nariz); assistência psicossocial no contexto familiar; fisioterapia motora, respiratória e estimulação precoce; entrega de materiais médico-hospitalares e manutenção dos aparelhos de ventilação mecânica. Essas atividades evitam internações hospitalares desnecessárias.

É realizado também o acompanhamento dos pacientes em consultas e exames especializados, com transporte adequado durante todo o translado, seja na sede (Sobral) ou na capital (Fortaleza). O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta e assistente social, podendo o paciente ainda ser acompanhado por nutricionista, pediatra e psicólogo.

Veja Mais