Coberturas
Imunização de recém-nascidos contra doenças respiratórias torna o HRN referência no interior do estado
Home Podcast Imunização de recém-nascidos contra doenças respiratórias torna o HRN referência no interior do estado

O Hospital Regional Norte (HRN), unidade da rede pública estadual de Saúde em Sobral, é referência no trabalho de proteção às crianças contra a infecção grave associada ao vírus sincicial respiratório (VSR), que pode afetar os pulmões e os brônquios.

A ação, iniciada em 2019, é realizada com a aplicação do anticorpo palivizumabe. O segundo ciclo começou em fevereiro deste ano e já protegeu 82 crianças.

O HRN é a primeira unidade pública do interior do Ceará a contar com a medicação, que sempre deve ser indicada pelo pediatra que acompanha a criança.

Na maioria dos casos, o vírus propicia o surgimento de bronquiolite aguda (inflamação dos bronquíolos) e pneumonia, principalmente em bebês prematuros no primeiro ano de vida.

A coordenadora da Neonatologia do HRN, Cristiane Lemos, explica sobre o trabalho de imunização dos bebês.

Cristiane Lemos fala sobre a meta da imunização.

A coordenadora Cristiane Lemos comenta as ações que vêm sendo desenvolvidas para que se atinja a meta estabelecida.

Para prevenir o VSR, indica-se cuidados básicos com a higiene, manter a amamentação, ficar longe de fumaça de cigarro e evitar locais fechados e contato com pessoas gripadas. Além dos prematuros, bebês cardiopatas ou com outros problemas crônicos também são vulneráveis.

Os pais ou responsáveis pelas crianças com indicação de palivizumabe vão receber o encaminhamento do médico e vão receber orientação das secretarias de saúde municipais sobre o acesso ao serviço no HRN.

Na recepção do HRN é necessário apresentar as cópias do cartão SUS, comprovante de residência, certidão de nascimento, CPF da mãe, RG da mãe, relatório de alta (2 cópias), relatório médico (2 cópias), receita médica do palivizumabe (2 cópias) e solicitação do palivizumabe (2 cópias).

Veja Mais